Piauí registrou 240 casos de hepatite em 2015, diz relatório

Em 2014, foram 281 casos registrados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2015, o Piauí registrou 240 casos de hepatites. Do total, 29 foram identificados como hepatite A, 45 como hepatite B, 66 da hepatite C e um caso do tipo B+C. Os demais estão em investigação. Em 2014, foram notificados 281 casos. Os dados são apresentados no Boletim Epidemiológico das Hepatites do Piauí, segundo a Gerência de Vigilância e Atenção à Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com o Boletim, entre os anos de 2010 e 2015 os casos de hepatite prevaleceram entre pessoas do sexo masculino, com 146 casos e no sexo feminino, 117. Já em relação à faixa etária, nesse mesmo período de tempo, o maior número de notificações foi entre pessoas de 20 a 34 anos de idade.

Para a gerente de Vigilância em Saúde, Miriane Araújo, as informações presentes no boletim têm como objetivos: “subsidiar o planejamento e o aprimoramento das ações de atenção, prevenção e vigilância das hepatites virais no Piauí, bem como apontar a necessidade de aperfeiçoamento da qualidade das informações em saúde à luz dos critérios preconizados e também de esclarecer a população sobre a necessidade do combate as hepatites virais”.

Hepatite A

É a hepatite mais comum. Geralmente é assintomática em crianças, mas geralmente sintomática em adultos. A transmissão transmitida por água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra. A detecção da hepatite A se faz por exame de sangue e não há tratamento específico, esperando-se que o paciente reaja sozinho contra a Hepatite A. A melhor maneira de evitá-la se dá pelo saneamento básico, tratamento adequado da água, alimentos bem cozidos e pelo ato de lavar sempre as mãos antes das refeições.

Hepatite B

Do ponto de vista clínico é bem tolerada, assim como a hepatite A, mas pode acarretar consequências para o organismo e para o fígado e outros órgãos anexos (hepatite crônica, cirrose, hipertensão do sistema venoso portal, hiperesplenismo, etc). O indivíduo se contamina por tatuagens ou relações sexuais com indivíduos portadores do vírus. De um modo geral, cerca de 90% dos infectados pelo vírus da Hepatite B se recuperam de sua fase aguda e os restantes 10% sofrem consequências graves.

Hepatite C

É transmitida por via sanguínea, não havendo evidências seguras de sua transmissão salivar ou pelo sêmen. Suas manifestações ocorrem entre duas semanas a seis meses. Em 45% dos pacientes a hepatite C torna-se crônica e metade deles evoluem para cirrose, se não tratados a tempo. A exemplo da Hepatite B, a hepatite C também pode levar ao câncer hepático após longos anos de evolução. Sua mortalidade se associa mais às mulheres.

Diagnóstico e tratamento

Em Teresina, a realização de testes que diagnosticam as hepatites B e C é feito gratuitamente, no Centro de Testagem e Acolhimento(CTA), que funciona na Rua 24 de Janeiro, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h45 e nas sextas, de 8h às 11h, e das 11h as 13h expediente interno.Com o diagnóstico positivo-reagente, o tratamento das hepatites pode ser feito no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela e Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo. Já o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI) acompanha exclusivamente os casos de B e C.

Estimativas da doença

Mundialmente, estimam-se pelo menos 400 milhões de pessoas infectadas cronicamente pelos vírus das Hepatites B e C; além de 1,4 milhão de pessoas infectadas anualmente pelo vírus da Hepatite A.As hepatites virais crônicas, inicialmente silenciosas, demoram vários anos para desenvolver complicações. Acredita-se que 57% dos casos de cirrose hepática e 78% dos casos de câncer hepático estão diretamente relacionados aos vírus das hepatites B e C. Por fim é estimado 1,5 milhão de mortes relacionadas às hepatites virais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES