Piauí se destaca como terra da tecnologia e da educação

Rede estadual de educação dispõe de Centro de Produção de Robótica e Materiais Didáticos (Centro Maker)

Projeto de robótica nas escolas estaduais | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fortalecer a educação a partir da tecnologia é um dos objetivos do Centro de Produção de Robótica e Materiais Didáticos (Centro Maker), implantado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Com a oferta de oficinas práticas de robótica, estudantes de toda a rede têm acesso a esta área do conhecimento, que expande o processo de ensino e aprendizagem.

Localizado no Centro de Formação Antonino Freire (CEFAF), no bairro Matinha, zona Norte de Teresina, o projeto Centro Maker tem uma equipe de mais de 10 professores, além de quatro polos extras com laboratórios. Com os cursos, os alunos podem criar experimentos tecnológicos. Ao final do curso, eles recebem certificação.

Projeto de robótica na educação (Divulgação)

Para Ranildo Lopes, criador do projeto Robótica na Escola e coordenador das Formações de Robótica da Seduc, este é um passo importante da educação em nível de Estado. "A robótica, hoje, é um misto de várias áreas. Computação, tomada de decisão, programação. Isso é o chamado pensamento computacional, além da parte de elétrica e física, matemática, lógica. Além disso, as ideias de novas abordagens e a resolução de problemas", afirma.

Projeto de robótica na escola (Divulgação)

O professor explica que robótica "é aprender na prática". "É como se fosse a matemática construída e a física construída. É um tema transversal que pode construir todas as áreas da educação. Até língua portuguesa e estrangeira! Essas aplicações físicas das disciplinas teóricas é fundamental", considera.

Desde 2017, o treinamento para professores das escolas públicas replica a robótica em toda a rede. "Esse projeto da Superintendência de Ensino permite a qualificação. Temos 22 professores do interior que estão fazendo o treinamento. Mais de 50 professores já passaram por isso, com projetos de robótica e automação. Eles vão ser multiplicadores. Nos polos, a gente atende mais de 80 alunos aos finais de semana. Em algumas escolas também têm os treinamentos em robótica", finaliza Ranildo Lopes.

Robótica na educação (Divulgação)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES