Piauí segue com 18 casos de Covid-19 e contabiliza 254 suspeitos

De acordo com os dados, o número de casos confirmados do Covid-19 no estado ainda são 18, sendo 254 suspeitos, 406 descartados e 04 óbitos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo boletim sobre os números relacionados ao coronavírus no Piauí foi divulgado pela Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI), na noite desta terça-feira (31). De acordo com os dados, o número de  casos confirmados do Covid-19 no estado ainda são 18, sendo 254 suspeitos, 406 descartados e 04 óbitos. 

O boletim destaca ainda as regiões do Estado nas quais foram registrados casos de coronavírus: Teresina, com 16 casos confirmados e dois óbitos; São José do Divino, com 01 caso confirmado e 01 óbito contabilizado e Parnaíba, com 01 caso confirmado e 01 óbito registrado.

Veja:

Boletim da Sesapi (Ascom)

Segundo o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça, o Brasil já registra 201 mortes, com 5.717 casos confirmados. A taxa de letalidade é de  3,5%. No levantamento anterior, divulgado na segunda-feira (30), o Brasil tinha 159 mortes e 4.579 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

De acordo com o balanço do ministério, esse foi o maior acréscimo no total de casos desde o começo da epidemia. Foram incluídos mais 1.138 casos em relação ao boletim de segunda-feira, um aumento de 24%. No caso das mortes, o aumento foi de 42 casos, o que significa 26% do total.

Reunião com a bancada federal

Em videoconferência nesta terça, O governador Wellington Dias solicitou à bancada federal o remanejamento de emendas parlamentares para a área da saúde. Ele falou que o estado vive um momento único, diante dos atuais números, e que precisa priorizar a vida da população. 

“O Governo Federal fez um planejamento para entrega de EPIs, respiradores e exames, além das vacinas. As vacinas chegaram atrasados em muitos municípios. Precisamos que esses equipamentos cheguem aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente. Os respiradores também são fundamentais, assim como os exames para sabermos quem está ou não infectado, para providenciarmos os cuidados necessários. É preciso que a bancada ajude nisso também, atuando junto ao Governo Federal”, reivindicou o governador. 

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, também participou da reunião, pedindo mais agilidade na liberação de recursos federais. “Em 12 dias de demora numa ação de guerra é uma eternidade, pode representar a perda de muitas vidas”, disse. 

Hospital fala sobre suposto áudio de empresário pedindo cloroquina

O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela divulgou uma nota na tarde desta terça-feira (31/03), se posicionando sobre um suposto áudio do empresário Oderman Bittencourt pedindo para ser medicado com Cloroquina, antes de morrer por coronavírus.

Na nota, o hospital informou que todas as medidas clínicas cabíveis aos pacientes sintomáticos respiratórios com investigação de SRAG foram tomadas e que no dia 25 de março, após uma reavaliação médica, ele foi admitido na UTI do hospital com todos os cuidados intensivos necessários e iniciou o uso do esquema com a cloroquina.

Reprodução

Confira o comunicado na íntegra

O Instituto  de Doenças Tropicais Natan Portela  esclarece que o paciente Oderman Bittencourt foi atendido pela primeira vez na unidade de saúde no sábado (20/03/2020), mas o mesmo não tinha indicação clínica e nem tinha interesse em permanecer no ambiente hospitalar.

Na tarde de terça-feira (24/03/2020) foi atendido novamente no hospital, com queixa de falta de ar (dispnéia), porém sem sinais de gravidade ou instabilidade clínica (pressão, pulsos e oximetria normais) sendo então internado com todas as medidas clínicas cabíveis aos pacientes sintomáticos respiratórios com investigação de SRAG. Durante a noite o paciente apresentou quadro de ansiedade importante e pico hipertensivo (referindo vontade de utilizar o medicamente cloroquina devido a notas sobre o mesmo na imprensa) sendo avaliado pela médica plantonista e devidamente medicado com melhora clínica.

Dia 25/03/2020 o paciente foi reavaliado pela médica assistente que detectou piora do padrão respiratório e solicitou avaliação do médico intensivista que prontamente admitiu o paciente na UTI do Hospital com todos os cuidados intensivos necessários, incluindo o uso do esquema com cloroquina.

O uso da medicação para casos de COVID-19 veio a ser regulamentado pelo Ministério da Saúde através da nota informativa nº5 apenas em 27/03/2020 aonde é explícito que a indicação deverá ser realizada para pacientes GRAVES hospitalizados com dados de avaliação muito específicos, compatíveis com as características do paciente APENAS quando foi admitido em UTI.

É imprescindível esclarecer à população que o trabalho amplamente difundido sobre o uso da cloroquina apresenta sérias limitações metodológicas e, segundo a própria ANVISA o uso indevido da cloroquina pode trazer sérias complicações à população como, por exemplo: distúrbios do sangue e do sistema linfático, distúrbios do sistema imune, distúrbios de metabolismo e nutrição, distúrbios psiquiátricos, distúrbios do sistema nervoso, distúrbios oculares, e até mesmo distúrbios cardíacos que podem resultar em insuficiência cardíaca e em alguns casos podem ser fatais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES