Piauí sobe duas posições no ranking da transparência do MPF

A evolução corresponde a 15,28%, alcançada em seis meses.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí subiu duas posições passando da 12ª posição para a 10ª no Ranking Nacional da Transparência divulgado nesta quarta-feira (8), pelo Ministério Público Federal (MPF). Na primeira avaliação, realizada de setembro a outubro de 2015, o Piauí estava na 12ª posição no ranking dos governos estaduais, com a nota 7,20. Nesta segunda classificação, realizada no mês de maio, o Piauí foi avaliado com 8,30, subindo duas posições em relação ao ano passado. A evolução corresponde a 15,28%, alcançada em seis meses.

Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. O Índice Nacional de Transparência subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016, um aumento de cerca de 31% em seis meses. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez. Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente.

Na avaliação, foram analisados critérios como disponibilização de informações sobre receita, despesa, licitações e contratos, relatórios, bem como a existência do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC físico e de forma eletrônica), além das boas práticas de transparência.

O controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, avalia a pesquisa de forma positiva e destaca que a Controladoria, como órgão responsável pelo gerenciamento do Portal da Transparência do Poder Executivo Estadual, realiza um trabalho constante para aumentar a transparência e facilitar, cada vez mais, o acesso do cidadão às informações. 

"Crescemos duas posições e isso é bom, mas não estamos satisfeitos. Queremos crescer ao máximo. Nosso objetivo é alcançar algo próximo à pesquisa da ONG Contas Abertas, em que tivemos a 5ª melhor avaliação do país em transparência. Buscamos sempre crescer para estarmos, no mínimo, entre os cinco estados mais transparentes em qualquer avaliação. Claro que a avaliação do Ministério Público Federal já representa um avanço, e nós estamos sempre trabalhando, pois é uma diretriz do governador e a tendência é atender a demanda da sociedade, do governador e tornar, assim, o Poder Executivo mais transparente", declarou.

Ele acrescenta que fomento à transparência e ao controle social é uma diretriz da Controldoria-Geral do Estado. 

"Temos as diretrizes de ajudar o governador na condução da máquina pública, ajudar os secretários, ajudar na regularidade da gestão, na qualidade e melhoria do gasto e fomentar o controle social, fazer o cidadão mais próximo da administração.Tanto é que já temos o Portal da Transparência, lançamos o aplicativo Gestão Transparente e a tendência é tornar o Poder Executivo do Estado do Piauí cada vez mais transparente e mais próximo da população. O Estado não é um fim por si só. Somos pagos para prestar um serviço de qualidade à população, e é essa diretriz da Controladoria e do Governo do Estado do Piauí: ser transparente nas suas ações", informou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES