Piauí: Tecnologia evita que resíduos de postos contaminem o meio ambiente

Os postos têm obrigatoriamente que cumprir uma série de requisitos para a destinação correta dos resíduos.

Tecnologia evita que resíduos de postos contaminem o meio ambiente | Marcelo Camargo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Além da observância quanto a qualidade dos combustíveis oferecidos aos clientes, os postos têm obrigatoriamente que cumprir uma série de requisitos para a destinação correta dos resíduos, sendo que muitos deles são classificados como perigosos, ou seja, apresentam periculosidade e características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. Neste grupo, podemos considerar os combustíveis, óleos e graxas como exemplos desses resíduos.

Neste sentido, no Piauí, a aposta é na tecnologia para a higienização correta da caixa separadora de água e óleo, evitando assim a contaminação do solo, e até mesmo da rede de esgoto. Foi apresentado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teresina (SEMAM) como funciona a coleta dos efluentes e resíduos da caixa separadora de água e óleo dos postos de combustíveis. 

"A higienização de caixa separadora é mais uma solução para gestão correta de resíduos e efluentes que passa ser oferecida pela Raiz. O Grupo possui a licença dos órgãos ambientais para realizar o procedimento, com todos os equipamentos e tecnologia necessários", disse o coordenador de Engenharia, Segurança e Meio Ambiente da Sterlix Ambiental, Rafael Marques.

Biólogo explica a importância da destinação correta dos resíduos de postos (Foto: Divulgação)

O biólogo destaca os perigos da destinação incorreta dos resíduos de postos de combustíveis, sob o risco de prejudicar a saúde de toda a população. "Além dos prejuízos ao meio ambiente — como a contaminação do solo, do ar e dos mananciais hídricos —, o descarte incorreto de resíduos é considerado crime ambiental, com pena de um a cinco anos de reclusão para o responsável", explicitou.

Para garantir a eficiência e segurança de todo o processo, a Raiz possui equipamentos específicos de sucção e hidrojateamento  para a execução do serviço que é essencial para que esses resíduos e efluentes  gerados nos postos não sejam lançados na rede pública de esgoto.  Além de exigência da lei para os geradores essa inovação protege o meio ambiente para as próximas gerações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES