Piauí tem 14 notificações de dengue neste ano

As autoridades de Saúde estão em alerta para que o cenário de 2019 não se repita

Mosquito | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí registrou, até a quarta semana de janeiro, 14 casos prováveis de dengue. A informação é do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. As autoridades de Saúde estão em alerta para que o cenário de 2019 não se repita. Ao todo, o estado registrou no ano passado, aumento de 319% nos casos de dengue, em comparação com 2018, com mais de oito mil casos prováveis da doença registrados.

Para 2020, a preocupação é com o sorotipo 2 da dengue. Esse tipo da doença tem se propagado com maior intensidade na região Nordeste. Júlio Croda, Diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, afirma que o governo já está trabalhando em ações para auxiliar os estados no combate ao Aedes Aegypti.

“O principal é a eliminação mecânica desses focos. O Ministério da Saúde, no ano de 2020, normalizou a distribuição dos inseticidas e os estados já receberam e estão com capacidade de realizar ações complementares de eliminação desses vetores.”

Em janeiro, o Ministério da Saúde declarou que 12 estados brasileiros correm o risco de sofrer surto de dengue. Além de toda a região Nordeste, a população do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, deve ficar atenta para o possível surto do sorotipo 2 da dengue.

Coordenador-Geral de Vigilância em Arbovirose, do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, pede que a população dos estados siga as orientações e entre no enfrentamento ao Aedes aegypti.

“Hoje, mais de 80% dos criadouros do mosquito são domiciliares. Então, a ação de controle é necessária, integrada de atividades do poder público, tanto do Ministério da Saúde, como das secretarias estaduais e municipais, de saúde, aliado as ações de mobilização da população.”

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada Brasil. (Fonte RadioMais)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES