O Brasil tem 5.568 cidades e desse total, segundo o Ministério do Turismo, 2.940 estão inseridas no Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta que que reúne municípios com real vocação turística ou que são impactados pelo setor de viagens.

Dados mais recentes do Ministério do Turismo mostram que mais da metade dos municípios brasileiros, exatamente 53%, entenderam a importância da ferramenta e fazem parte do Mapa, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do turismo local.

Estar no Mapa do Turismo traz uma série de benefícios, como fazer parte de políticas públicas, receber recursos para a realização de obras de infraestrutura e obter capacitação por meio da oferta de qualificação profissional.

Atualmente, o Mapa está composto por 338 regiões turísticas, sendo 231 cidades do Centro-Oeste, 635 do Nordeste, 160 do Norte, 1.127 do Sudeste e 786 do Sul. Os dados representam um aumento de 122 cidades desde agosto de 2022.

Praia do Coqueiro, em Luís Correia (Chico Rasta)Praia do Coqueiro, em Luís Correia (Chico Rasta)

O Piauí tem 38 cidades incluídas no Mapa divididos nas regiões Polo Aventura e Mistério com as cidades de Buriti dos Montes, Castelo do Piauí, Cocal, Juazeiro do Piauí, Pedro II, Piripiri.

No Polo das Nascentes estão inseridos os municípios de Bom Jesus, Corrente, Cristino Castro, Currais e Ribeiro Gonçalves. 

No Polo Costa Delta estão as cidades de Bom Princípio, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba.

No Polo das Origens, o Piauí tem as cidades de Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.

No Polo Histórico e Cultural estão Acauã, Amarante, Belém do Piauí, Caridade do Piauí, Floriano, Francinópolis, Jaicós, Marcolândia, Oeiras, Padre Marcos, Pimenteiras, Regeneração e Valença.

No Polo Teresina estão as cidades de Água Branca, Barras, Beneditinos, José de Freitas, Santa Cruz dos Milagres e a capital. Ao todo, o Piauí tem 38 cidades incluídas na plataforma organizada pelo Ministério do Turismo.

O Mapa do Turismo é ferramenta de georreferenciamento de dados, indicadores e informações do setor do turismo para auxiliar entes públicos, privados e turistas na tomada de decisão sobre a atividade turística.

Requisitos

Para fazer parte da plataforma, os municípios precisam atender alguns requisitos, como dispor de uma secretaria/departamento para o turismo; dispor de Lei Orçamentária; ter os prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regulares no CADASTUR; ter o Conselho Municipal de Turismo ativo; e assinar um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e preencher a aba referente a atividade turística dos municípios.