Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Piauí tem melhor percentual do Nordeste em testagem para Covid-19

Os dados foram divulgados pela pesquisa PNAD do IBGE.

Compartilhe

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) comemora os bons índices de testagem para a Covid-19 da população piauiense divulgados pela pesquisa PNAD do IBGE e continua mantendo o mesmo ritmo de testagem. Segundo a pesquisa, até julho, o Estado testou 10,3% de toda a população, ficando com o primeiro melhor percentual do Nordeste e o terceiro melhor do Brasil em relação à testagem.

O processo de testagem continua com o mesmo empenho para que seja feito o tratamento precoce da população. Até o fim de agosto, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) realizou 39 mil 551 testes RT-PCR, que é mais conhecido como swab nasal e oral, pois utiliza uma haste flexível (cotonete) para colher pelas narinas e garganta o material genético do paciente.

Segundo indicação do Ministério da Saúde, recomenda-se que seja coletado o material do paciente entre o terceiro e sétimo dia de sintomas, preferencialmente, quando a carga viral é maior. Mas também pode ser feito até o décimo dia. O resultado costuma sair entre 24 horas a 72 horas. O Lacen tem capacidade para realizar 1.400 testes por semana.

Piauí tem melhor percentual do Nordeste em testagem para Covid-19

De acordo com dados do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Piauí (Cievs), já foram realizados 29.732 testes RT-PCR, coletados por meio do sistema GAL, que é um Gerenciador de Ambiente Laboratorial. Esse sistema é usado pelo Ministério da Saúde para receber informações em tempo real sobre os números das doenças e onde elas são mais evidentes.

Por meio do e-SUS Notifica já foram registrados 142.646 testes de Covid-19. O e-SUS é uma ferramenta on-line do Datasus de registro de notificação de casos de síndrome gripal leve, suspeitos e confirmados do novo coronavírus.

A coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, afirma que as duas plataformas juntas (GAL e e-SUS) somam 172.378 testes de Covid-10 no Piauí. “Estamos nos empenhando para saber onde a doença está para agirmos de maneira mais precoce possível”, diz Amélia.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, explica que o Piauí está em uma realidade diferente dos outros estados do país em relação à testagem. “Ficamos acima da médica nacional estando bem posicionados no ranking dos estados brasileiros mais proativos no enfrentamento da Covid-19”, diz o gestor.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar