Piauí tem menor taxa do NE de jovens que não estudam nem estão ocupados

O Piauí teve a melhor marca entre os estados do Nordeste, mas ainda assim, ficou acima da média nacional, que foi de 25,8%

Piauí tem menor taxa do NE de jovens que não estudam nem estão ocupados | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No primeiro ano da pandemia da Covid-19, a taxa de jovens entre 15 e 29 anos que não estudavam nem estavam ocupados foi de 27,4% em 2021 no Piauí. Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais, divulgada na sexta-feira (02) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2021, os percentuais de jovens que não estudavam nem estavam ocupados apresentaram reduções em todo o País, mas insuficientes para superar o aumento ocorrido em 2020, especialmente na Região Nordeste, onde o patamar de jovens nessa situação permaneceu 2,1 pontos percentuais acima do valor de 2019.

O Piauí teve a melhor marca entre os estados do Nordeste, mas ainda assim, ficou acima da média nacional, que foi de 25,8%. O Maranhão teve o maior percentual do país com quase 37,7%. Já Santa Cataria registrou a menor taxa, com 12,5%.

Piauí tem menor taxa do NE de jovens que não estudam nem estão ocupados - Foto: Reprodução/EPTV 

O percentual médio desses jovens dividiu essas unidades em dois grupos: os das Regiões Norte e Nordeste com percentuais acima da média nacional (com exceção de Rondônia) e os das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste com percentuais abaixo da média nacional (com exceção do Rio de Janeiro). Destaque para Maranhão e Alagoas com os maiores percentuais de jovens que não estudavam nem estavam ocupados (37,7% e 36,6%, respectivamente) e para Santa Catarina e Paraná com os menores percentuais em 2021 (12,2% e 17,9%, respectivamente).

O indicador do IBGE inclui simultaneamente os jovens que não estudavam e estavam desocupados (que buscavam uma ocupação e estavam disponíveis para trabalhar) e aqueles que não estudavam e estavam fora da força de trabalho, ou seja, que não tomaram providências para conseguir trabalho ou tomaram e não estavam disponíveis.

Esse indicador é, portanto, uma medida mais rigorosa de vulnerabilidade juvenil do que a taxa de desocupação, pois abrange aqueles que não estavam ganhando experiência laboral nem qualificação, possivelmente comprometendo suas possibilidades ocupacionais futuras.

O IBGE resaltou ainda, que o módulo anual de educação da PNAD Contínua não foi à campo em 2020 e 2021. Nesse sentido, a condição de estudante que compõe o indicador dessa divulgação não incluiu alguns aspectos da qualificação juvenil, como frequência em curso técnico de nível médio, curso normal (magistério), curso pré-vestibular e curso de qualificação profissional (cursos de formação para determinada ocupação).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES