mais

Piauí tem o 5º menor índice de estudantes que já usaram drogas ilícitas

Apenas Bahia (5,5%), Alagoas (6,6%), Pará (7%) e Sergipe (7,3%) registraram taxas menores que o Piauí

O Piauí é o 5º estado do país com menor índice de estudantes que já experimentaram drogas ilícitas alguma vez na vida. A taxa é de 7,4% entre os estudantes piauienses de 13 a 17 anos. No Brasil, a proporção chega a 13%. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Apenas Bahia (5,5%), Alagoas (6,6%), Pará (7%) e Sergipe (7,3%) registraram taxas menores que o Piauí. No outro extremo está o Distrito Federal, com índice de 21%. Considerando as médias das cinco Grandes Regiões brasileiras, o Sul vem em primeiro lugar (16,7%), seguido do Sudeste (16,2%), Centro-Oeste (14,4%), Norte (9,3%) e Nordeste (7,9%).

Piauí tem o 5º menor índice de estudantes que já usaram drogas ilícitas - Imagem 1

No Piauí, a proporção de estudantes que usaram drogas ilícitas alguma vez na vida é maior entre os homens (8,4%) do que entre as mulheres (6,5%). Também é superior entre alunos de escolas privadas (7,7%) do que entre aqueles que frequentam instituições públicas (7,3%). Ainda segundo a pesquisa, cerca de 10,9% dos estudantes tinham amigos que usavam drogas ilícitas na presença deles.

Quanto ao uso de álcool e cigarro entre estudantes adolescentes, os indicadores do Piauí também são menores que as médias brasileiras. Ainda assim, mais da metade (54,3%) dos escolares piauienses de 13 a 17 anos experimentaram bebida alcoólica alguma vez na vida e 17,8% usaram cigarro em algum momento. No Brasil, o índice de estudantes que experimentaram bebida alcoólica chegou a 63,3% e cerca de 22,6% já haviam usado cigarro alguma vez.

A pesquisa mostra ainda que uma parcela de estudantes adolescentes começa a utilizar drogas – lícitas ou ilícitas – com 13 anos ou menos. A taxa de uso precoce foi de 27,3% com relação à bebida alcoólica e de 9,5% quanto ao cigarro. Ainda conforme o estudo, cerca de 2,3% deles experimentaram drogas ilegais pela primeira vez com até 13 anos. 

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail