Piauí tem o 5º menor índice de estudantes que já usaram drogas ilícitas

Apenas Bahia (5,5%), Alagoas (6,6%), Pará (7%) e Sergipe (7,3%) registraram taxas menores que o Piauí

Piauí tem o 5º menor índice de estudantes que já usaram drogas ilícitas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é o 5º estado do país com menor índice de estudantes que já experimentaram drogas ilícitas alguma vez na vida. A taxa é de 7,4% entre os estudantes piauienses de 13 a 17 anos. No Brasil, a proporção chega a 13%. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Apenas Bahia (5,5%), Alagoas (6,6%), Pará (7%) e Sergipe (7,3%) registraram taxas menores que o Piauí. No outro extremo está o Distrito Federal, com índice de 21%. Considerando as médias das cinco Grandes Regiões brasileiras, o Sul vem em primeiro lugar (16,7%), seguido do Sudeste (16,2%), Centro-Oeste (14,4%), Norte (9,3%) e Nordeste (7,9%).

No Piauí, a proporção de estudantes que usaram drogas ilícitas alguma vez na vida é maior entre os homens (8,4%) do que entre as mulheres (6,5%). Também é superior entre alunos de escolas privadas (7,7%) do que entre aqueles que frequentam instituições públicas (7,3%). Ainda segundo a pesquisa, cerca de 10,9% dos estudantes tinham amigos que usavam drogas ilícitas na presença deles.

Quanto ao uso de álcool e cigarro entre estudantes adolescentes, os indicadores do Piauí também são menores que as médias brasileiras. Ainda assim, mais da metade (54,3%) dos escolares piauienses de 13 a 17 anos experimentaram bebida alcoólica alguma vez na vida e 17,8% usaram cigarro em algum momento. No Brasil, o índice de estudantes que experimentaram bebida alcoólica chegou a 63,3% e cerca de 22,6% já haviam usado cigarro alguma vez.

A pesquisa mostra ainda que uma parcela de estudantes adolescentes começa a utilizar drogas – lícitas ou ilícitas – com 13 anos ou menos. A taxa de uso precoce foi de 27,3% com relação à bebida alcoólica e de 9,5% quanto ao cigarro. Ainda conforme o estudo, cerca de 2,3% deles experimentaram drogas ilegais pela primeira vez com até 13 anos. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES