Piauí tem o menor número de casos de Covid-19 do Nordeste

Medidas de isolamento adotadas desde março contribuíram para esse resultado.

Pesquisa | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um levantamento feito pelo Consórcio Nordeste mostrou que o Piauí é o estado com menor número de casos de coronavírus da região. Até a tarde dessa quinta-feira (14), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sespi) registrou 1.784 pessoas infectadas com a Covid-19. Em seguida, vem Sergipe, com 2.268 casos. Na outra ponta está o Ceará, com 19.156 vítimas do novo coronavírus.

A incidência da doença no Piauí, que mede a quantidade de infectados por cada 100 mil habitantes, é a segunda menor do Nordeste. São 54,50 vítimas para cada 100 mil pessoas, metade da média da região, de 109,74. O número de óbitos no estado também é o segundo menor, com 60 vítimas, enquanto em todo o Nordeste já são 3.874 mortes.

A Secretaria da Saúde atribui o resultado às medidas de isolamento social adotadas pelo Governo do Estado ainda em março. Desde o dia 23 desse mês, um decreto estadual proíbe o funcionamento de estabelecimentos que exercem atividades não essenciais. Isso reduziu a circulação de pessoas e permitiu que o crescimento de infectados com a doença fosse menor do que a média entre os nove estados do Nordeste.

Um levantamento feito pelo matemático e professor Jefferson Cruz, integrante do Grupo de Trabalho de Saúde do Comitê Gestor de Crise (CGC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), apontou que sem o isolamento social o Piauí teria atingido 2 mil pessoas com Covid-19 no dia 23 de abril, com 50 mortes. No entanto, naquela data, havia 217 casos confirmados, e 15 óbitos.

No entanto, a taxa de isolamento tem caído nas últimas semanas, ficando em torno de 50%, considerada muito abaixo do mínimo aceitável de 70%. Isso significa que metade dos piauienses não estão ficando em casa, mas sim circulando nas ruas, muitas vezes em aglomerações. Isso aumenta muito as chances de contaminação pelo vírus Sars-Cov-2, altamente contagioso.

Com muitas pessoas adoecendo ao mesmo tempo e os casos mais graves precisando de leitos de UTI, muitos pacientes podem morrer por falta de atendimento. No Piauí, dos 189 leitos com UTI disponíveis para paciente com o vírus Sars-Cov-2, 43% estão ocupados com vítimas da Covid-19. Porém, dependendo da velocidade de novas contaminações, a capacidade do sistema de saúde pode ser alcançada rapidamente e, assim, podem faltar leitos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES