Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Piauí terá crédito adicional de R$387 milhões para a Covid-19

Crédito adicional extraordinário foi aberto pela Seplan

Compartilhe

Para a transparência total nos gastos com o combate à pandemia da Covid-19, a Seplan está abrindo um crédito adicional extraordinário, onde haverá um remanejamento dentro do próprio orçamento, em torno de R$ 387 milhões. O decreto que detalha toda a ação será publicado ainda hoje (23), no Diário Oficial do Estado, respaldado em lei federal e também no decreto de Calamidade Pública editado pelo governador.

O secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, explica que o crédito adicional extraordinário estabelece a criação de uma rubrica orçamentária específica para todas as ações relacionadas ao combate ao Covid-19, onde os gastos do governo executados por todas as áreas, desde a principal, que é a área da Saúde, mais a Assistência Social, Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e demais órgãos que vão interagir em políticas de proteção à sociedade no combate à pandemia, estarão estabelecidos nesta ação, autorizada por lei. “Esse crédito extraordinário vai dar total transparência ao gasto público que está sendo executado e vai permitir aos órgãos de controle, TCE, Ministério Público e a própria sociedade, compreender quais os produtos que estão sendo entregues”, disse o secretário.

Secretário Antônio Neto em reunião com o governador Welligton Dias Os recursos servirão para a compra de aparelhos, como respiradores pulmonares, ventiladores pulmonares mecânicos, raio-X móvel, camas mecânicas, ambulâncias, equipamentos de proteção individual, medicamentos, montagem de hospital de campanha, diárias de profissionais de saúde, entre outras demandas da Sesapi. Para a Seduc está prevista a aquisição de acesso à internet para todos os alunos da rede estadual, por meio de celular, além de material didático adaptado, entre outras demandas.

Também estão previstas cestas básicas e kits de limpeza e proteção para famílias de baixa renda. A Polícia Militar será beneficiada com diárias para policiais em jornada extra, combustível e kit mobile. Os Bombeiros receberão equipamentos e há a previsão de um edital da Fapepi, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, de projeto emergencial contra a pandemia da Covid-19.

Segundo a superintendente de Orçamento e Operações de Crédito da Seplan, Edilene Facundes, serão criados orçamentos para os órgão estaduais mais envolvidos neste momento de urgência. “Será uma ação específica, que terá o mesmo nome em todos os órgãos, e cada um deles vai detalhar os produtos que vão ser entregues com base na execução deste orçamento”, explicou. Todos os detalhes serão disponibilizados no Portal da Transparência, para que a sociedade e os órgão de controle tomem conhecimento e acompanhem o esforço que o Estado do Piauí está fazendo para o enfrentamento da doença.

A Seplan também está editando uma portaria normatizando como esse crédito vai ser feito, para que os órgãos estaduais entendam e possam proceder da melhor forma possível. Todo o planejamento foi trabalhado pelas equipes de orçamento e planejamento da Seplan e de todos os órgãos envolvidos. A ação será executada através do sistema Siafe, com o monitoramento de todas as ações pela equipe da Seplan.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar