Piauí terá primeira indústria de barcos da América Latina

O projeto, finalizado recentemente, é uma parceria da iniciativa privada com o poder público e com previsão de entrega para 2022.

Piauí terá primeira indústria de barcos da América Latina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí dá mais um passo no seu desenvolvimento com a construção da primeira indústria de barcos que irá atender toda a América Latina. O projeto, finalizado recentemente, é uma parceria da iniciativa privada com o poder público e com previsão de entrega para 2022.

Localizado na Zona de Processamento para Exportação (ZPE), em Parnaíba, a indústria é o segundo empreendimento a se instalar nessa região com perspectiva de desenvolvimento a longo prazo. A estimativa é gerar, em até a 3 anos, mais de 300 empregos diretos

“É bom para o Piauí e sem dúvidas para todo o Brasil. São mais de 14 milhões investidos nessa que será a primeira fábrica de barcos e com produção genuinamente piauiense”, esclarece Junno Sousa, empresário dono da VM Indústria e Comércio de Produtos Náuticos Ltda., responsável pela fábrica.

Piauí terá primeira indústria de barcos da América Latina

Para o Governo do Estado, a iniciativa faz parte do plano de parceria entre o poder público e a participação da iniciativa privada, como esclarece Victor Hugo, presidente do Investe Piauí. “Nós atraímos empresas para o Estado e essa é a segunda que se instala na ZPE de Parnaíba. É uma fábrica com intenso capital humano e terá um potencial de geração de empregos diretos e indiretos nessa região.”

Além da área econômica, o Turismo também será impactado diretamente, com esse fomento no segmento náutico da região do litoral que já apresenta um destacado crescimento. “A empresa VM Indústria e Comércio de Produtos Náuticos Ltda. está vinculada ao Pró Piauí e promete, com esse investimento gerar renda para a população local reverberando também para a cadeia do Turismo, já que o produto final está diretamente ligado a esse tipo de segmento”, pontua Hugo.  

Piauí terá primeira indústria de barcos da América Latina

Zona de Processamento de Exportação

Criada para facilitar a circulação de mercadorias, as ZPE’s destinam-se principalmente para o mercado internacional reunindo em um só local empresas nos mais diversos segmentos. 

As ZPE’s são consideradas zonas primárias de produção e têm em sua característica principal a facilidade quanto às tributações as empresas que resolvem se entalar nessa região. Para Junno Sousa, responsável pela indústria, o apoio e parceria com o Governo do Estado e instalação na ZPE são diferenciais que precisam ser destacados. 

“Iremos fabricar dois modelos iniciais de embarcações, sendo um de 18 pés e outro de 25 pés. Um projeto totalmente novo e com previsão de operacionalização em um ano, com a primeira embarcação na água até 2022. Sabemos do desafio, mas temos a capacidade e mão de obra necessárias. Iremos exportar a produção local para todo o país e para países da América Latina e seguiremos em contínua expansão. Nosso produto já está consolidado com a marca BRP já conhecida mundialmente”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES