Piauí terá seu maior projeto de esporte e inclusão em março

O projeto prevê a realização durante dez meses de competições e circuitos esportivos

Projeto "Piauí Vencedor" | Hélvio Meneses
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir do dia 13 de março as manhãs de domingo no Piauí não serão mais as mesmas. Com uma proposta ousada e abrangente, o Sistema Meio Norte de Comunicação lança o projeto ?Piauí Vencedor?, que prevê a realização durante dez meses de competições e circuitos esportivos abrangendo crianças e jovens de todos os segmentos sociais do Piauí com enfoque no esporte, saúde, lazer e inclusão.

É a primeira vez que os meios de comunicação locais dedicam uma programação especial e permanente de incentivo ao esporte e geração de entretenimento e de lazer, o que constitui um forte enfrentamento às drogas e à violência. ? O Meio Norte é pioneiro neste projeto que vai incluir divulgação e promoção de eventos esportivos na TV, portal, jornal e rádio?, destaca do diretor de jornalismo da Rede Meio Norte, José Osmando de Araújo.

O projeto, que tem por objetivo prevenir e combater a violência e o consumo de drogas, terá durante dez meses programas e transmissões esportivas, valorizando assim as competições locais ao mesmo tempo em que oferece ao telespectador e aos internautas as emoções dos jogos e das disputas que serão realizadas, tudo isso com cobertura diária do Jornal Meio Norte.

Pela grade de programação, todas as manhãs de domingo, das 9 ao meio-dia, haverá programas e transmissões na TV dedicados ao esporte, lazer e inclusão social.

Além de envolver os diversos segmentos da sociedade, que competirão nas variadas modalidades que serão realizadas em parceria com as diversas federações esportivas, o projeto ?Piauí Vencedor? vai criar uma nova prática de entretenimento, transformando a televisão num forte aliado na geração de lazer para as famílias nos mais variados e distantes pontos do Piauí e parte do Maranhão, onde há o alcance da Rede Meio Norte.

Ainda de acordo com o diretor de jornalismo do Sistema Meio Norte de Comunicação, José Osmando, o projeto nasceu da necessidade de criar no Piauí medidas para barrar a onda repulsiva de violência no qual o Piauí ocupa índices desconfortáveis. ?Foi diante desta concepção que pensamos em um programa plural, que tenha como participantes crianças, jovens, homens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência, que mereça a chancela do Poder Público, mas que seja abraçado por toda a sociedade e que tenha nos meios de comunicação de massa o difusor capaz de transformar essa iniciativa numa atitude coletiva?.

O projeto conta com a coordenação operacional do jornalista e promotor de eventos do Sistema Meio Norte de Comunicação Wrias Moura, que aposta nesta iniciativa como um instrumento de valorização e popularização do esporte local. "O projeto Piaui Vencedor vai ser um marco para o esporte Piauiense. É a valorização de todas as modalidades, com a divulgação das mesmas em um espaço midiático privilegiado de uma Rede de televisão e de todos os meios que fazem o Sistema Meio Norte de Comunicação. Isso vai significar maior popularização dos esportes e maior envolvimento da nossa juventude que será estimulada a pratica esportiva?, diz.

Ainda de acordo com Wrias Moura, o projeto é grandioso e ousado pela proposta de enfrentamento às drogas . ?Além disso, estamos fazendo a base para termos atletas cada vez mais competitivos que poderão inclusive nos representar nas Olimpiadas. As Federações tem um papel importante neste projeto e o Sistema Meio Norte, se envolve como um todo para alavancar o Esporte Piauiense e criar um sentimento em todo o Estado de o quanto é importante praticar alguma modalidade esportiva", completa.

Violência entre jovens cresceu no Piauí nos últimos dez anos

O uso do esporte como forma de combate à violência social é o principal motivo da implantação do projeto ?Piauí Campeão?. A idéia é colaborar para minimizar os indicadores de violência nos quais o Piauí está inserido.

Embora o Estado ainda detenha uma das menores taxas de homicídios do Brasil, ficando atrás somente de Santa Catarina, uma estatística preocupante tem se projetado nos últimos anos: em 1997, a taxa de homicídios na população geral era de 6.1 por grupo de 100 mil habitantes, pulando para 14.4 no ano de 2007, um incremento de 236%.

Quando essas estatísticas são extraídas do universo de jovens de 15 a 24 anos de idade, os indicadores são ainda piores: em 1997, a taxa de homicídios nessa faixa era de 9.9 por cada grupo de 100 mil habitantes, elevando-se para 19.8, mais do que o dobro no período.

No rastro dessa violência, que é generalizada, mas que atinge, sobretudo, as camadas mais pobres da população, estão alguns componentes muito claros: a evasão escolar e a ausência ou precariedade de programas permanentes e consistentes de esporte/cultura/lazer.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo UNICEF em 2009, o Piauí é um dos Estados com menor taxa de alunos da rede pública concluindo o ensino fundamental. De 121.727 alunos matriculados na primeira série, apenas 43.660 concluem o ciclo, significando que só 35,8% dos estudantes que ingressam na vida escolar conseguem fechar o ensino fundamental.

Também é fator determinante para a violência o uso de drogas. Um recente estudo desenvolvido por professores da Universidade Federal do Piauí, no sentido de investigar o consumo de bebidas alcoólicas de estudantes do ensino fundamental e médio, com idade entre 16 e 20 anos, de escolas da rede pública estadual, localizadas em Teresina, evidencia tendência crescente de consumo de álcool e tira uma conclusão alarmante: 11,11% dos estudantes pesquisados, com idade entre 11 e 14 anos, fazem uso diário de bebida alcoólica.

Retranca: Esporte é alternativa para combater violência

A defesa de uma sociedade tranqüila, e conseqüentemente, longe das drogas é uma das bandeiras levantadas pelo Sistema Meio Norte de Comunicação, agora engajado na campanha ?Piauí vencedor?, que conta com um forte aliado para combater a violência e o consumo de drogas: o esporte

Isso porque, vários estudos concluem que as atividades esportivas constituem-se no modo mais salutar e eficaz de criar para a sociedade programas de lazer e inclusão social que forneçam alegria e ocasionem conforto mental e espiritual.

O esporte, além de condicionar o fortalecimento corporal, serve de anteparo a inúmeras doenças, possibilita a socialização de pessoas das mais diferentes origens e é importante reforço na formação do ambiente de paz que deve nortear os seres humanos. ?Temos uma responsabilidade muito grande de usar o esporte como ferramenta de educação. Através dele, podemos formar cidadãos mais conscientes e inseridos em um contexto social saudável?, destaca José Osmando de Araújo.

O presidente da Federação de Basquete, Adenilson Brasil, destaca como louvável a iniciativa do Sistema Meio Norte. ?Este é um projeto maravilhoso uma vez que o esporte é um dos principais mecanismo para afastar os jovens das ruas e das das drogas?.

O presidente da Federação de Voley, Último Coelho, acredita que a visibilidade que será dada ao esporte vai incentivar os jovens locais. ?Além disso, essa visibilidade que teremos vai abrir muitas portas. É uma iniciativa que merece aplausos?, finaliza.

FOTOS: HÉLVIO MENESES



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES