Piauí termina o ano de 2020 com saldo negativo na geração de emprego

Em todo o Brasil, apesar da retração econômica, o saldo foi positivo de quase 143 mil novos postos criados

Teresina foi a cidade piauiense que registrou o maior saldo negativos quanto a geração de empregos formais | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de três anos consecutivos gerando novos empregos com carteira assinada, o setor econômico piauiense volta a registrar fechamento de postos de trabalho. É o que revela o levantando final de 2020 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão ligado ao Ministério da Economia. Segundo os números, o Piauí terminou o ano passado com um saldo negativo de 181 empregos formais, ou seja, mais pessoas foram demitidas no Estado do que contratadas no acumulado de 12 meses. 

Teresina foi a cidade piauiense que registrou o maior saldo negativos quanto a geração de empregos formais

Nem mesmo os bons resultados atingidos entre os meses de junho e novembro, superaram as perdas de vagas de empregos formais nos primeiros meses de 2020, principalmente março e abril, período mais crítico da pandemia do novo coronavírus. O resultado negativo ainda foi reforçado com o fechamento de dezembro, que também  registrou mais desligamentos que contratações, terminando o último mês do ano com a liquidação de 139 vagas. 

De acordo com os dados do Caged, os empresários piauienses contrataram, ano passado, um total de 79.244 trabalhadores com carteira assinada. No entanto, em contrapartida, o mesmo setor demitiu outras 79.425 pessoas, proporcionando um saldo negativo de 181 vagas. No Nordeste, além do Piauí somente Pernambuco, Sergipe e Bahia também terminaram 2020 com saldo negativo. Já no país, apesar da retração econômica, o saldo foi positivo de quase 143 mil novos postos criados. 

Teresina foi a cidade piauiense que registrou o maior saldo negativos quanto a geração de empregos formais, ano passado. Conforme as estatísticas do Caged, foram ao todo 3.182 postos de trabalho fechados na capital do Estado, destaque para os setores do comércio e indústria de formação, os responsáveis pro mais da metade dessa destruição de vagas. Já São João do Piauí, no sul do Estado, foi a cidade que registrou o maior saldo em 2020 com a abertura de mais de 500 novas vagas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES