O Piauí teve cerca de 73.151 inscrições em 2021, e neste ano esse número saltou para 83.308. Desse total, 82.362 irão realizar as provas impressas tradicionais e 946 optaram pela versão digital do exame.

Esse dado positivo do Piauí se deve, sobretudo, à estratégia de busca ativa promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em todas as escolas e constante capacitação dos educadores e equipes multiprofissionais para dar suporte aos estudantes no retorno ao chão da escola.

Piauí teve aumento de 13,8% em número de inscritos no Enem 2022 (Foto: Divulgação)Piauí teve aumento de 13,8% em número de inscritos no Enem 2022 (Foto: Divulgação)ENEM

Além de uma autoavaliação, as provas darão a oportunidade de os estudantes terem acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições de educação superior portuguesas. 

Eles também poderão ter acesso a financiamento e apoio estudantil do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ProUni, bem como de promover desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.  

Piauí teve aumento de 13,8% em número de inscritos no Enem 2022 (Foto: Divulgação)Piauí teve aumento de 13,8% em número de inscritos no Enem 2022 (Foto: Divulgação)Piauí teve aumento de 13,8% em número de inscritos no Enem 2022 (Foto: Divulgação)PREPARAÇÃO

A equipe da Seduc promove revisões constantes no Canal Educação, caravanas presenciais em todo o Piauí e atividades de acompanhamento para êxito nas provas de redação, além de acompanhamento com equipes multiprofissionais para dar suporte aos estudantes.  

“Nós ainda disponibilizamos o agente Enem, no período de inscrições, em todas as escolas com oferta de ensino Médio. É uma pessoa para orientar e computadores disponíveis diuturnamente, para que o estudante que não tivesse acesso ou que precisasse de uma mentoria, de uma instrução para fazer inscrição do Enem, tivesse o apoio para realização das inscrições”, explicou Viviane, diretora da Unidade de Educação com Mediação Tecnológica.

A equipe segue o planejamento e, em breve, será iniciado a agenda do Pré-Enem na estrada, saindo de Teresina até Corrente, com as grandes revisões presenciais também transmitidas pelo Canal Educação e as plataformas da Seduc. 

“É essa a garantia que o Governo do Estado dá para que os estudantes da rede, bom como todos os outros que estão em preparação para o exame, sigam na confiança de conseguir uma vaga no ensino superior”, finalizou a diretora.