Piauí vai ganhar 4 UPA’s em 2009

A proposta das UPAs é prestar atendimento emergencial de baixa e média complexidade 24 horas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí vai ganhar Unidades de Pronto-Atendimento (UPA?s) para quatro cidades. Serão R$ 6,4 milhões para as cidades de Teresina, Parnaíba, São Raimundo Nonato e Oeiras. A proposta das UPAs é prestar atendimento emergencial de baixa e média complexidade 24 horas por dia aos portadores de quadro clínico agudo e atender às diversas demandas da população, especialmente à noite e aos fins de semana, quando a rede básica e o Programa Saúde da Família não funcionam.

As unidades vão receber a população e avaliar cada situação. Os pacientes podem ser tratados e liberados, permanecer em observação por até 48 horas ou ser removidos para um hospital, em casos de natureza cirúrgica ou trauma. Nestes casos, as UPAs fazem o primeiro atendimento, a estabilização e o

diagnóstico que vai definir a necessidade de encaminhar o paciente para uma unidade hospitalar.

Segundo o secretário de saúde, Assis Carvalho, o Piauí terá quatro Unidades de Pronto-Atendimento

destinadas aos municípios de Oeiras (porte 1), São Raimundo Nonato (porte 2), Paranaíba (porte 3) e Teresina (porte 3), cujo porte varia pelo número de habitantes. Além das UPA?s a Secretária de Saúde vai receber seis ?motolâncias? para o atendimento de emergência.

?Pedimos tanto as motos quanto a UPA, sistema que é dividido em quatro cores para ajudar na classificação de risco. Quando for o vermelho é para um atendimento de urgência no próprio local. Verde é para retornar para uma unidade de saúde ou hospital de bairro. O amarelo é para uma observação para saber se realmente precisa de um atendimento e o azul serve de atendimentos mais simples como também para atendimentos mais grave e assim fazer encaminhamentos.?, explicou.

Para o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado estadual João de Deus, as motolâncias serão

uma iniciativa que aumentam a agilidade no atendimento de emergência. ?Essa é uma experiência bem sucedida em outros países que o governo federal começa a implantar no país. Acredito que será possível

evitar a perda de vidas com esse novo sistema de atendimento móvel pela sua agilidade?, declarou,

acrescentando que as motos serão equipadas com equipamentos de suporte à vida, como desfribiladores e medicamentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES