Piauí vai implementar protocolo espanhol para violência contra mulher

A morte da estudante de jornalismo Janaína Bezerra antecipou o debate sobre o enfrentamento à violência contra mulheres no Piauí.

Piauí vai implementar protocolo espanhol para violência contra mulher | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Secretário de Segurança Pública Chico Lucas e a Secretária das Mulheres Zenaide Lustosa, estiveram reunidos com as delegadas das Delegacias de Proteção dos Direitos da Mulher (DEAMS) e a Diretora de Defesa Social da SSP/PI, coronel Elizete. A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (31) e foi discutido a implantação do protocolo espanhol "No Callem", no estado do Piauí. O objetivo principal deste protocolo será o combate à violência contra as mulheres em espaços de lazer.

De acordo com o secretário Chico Lucas esse protocolo já estava sendo discutido por este grupo de autoridades que trabalham diariamente para evitar que mulheres sejam vítimas de violência, no entanto, a morte da estudante de jornalismo Janaína Silva Bezerra, no último dia 28, antecipou o debate sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres no estado.

Piauí vai implementar protocolo espanhol para violência contra mulher

Leia Mais

“Estamos aqui reunidos para saber como podemos melhorar o atendimento da rede de proteção do poder executivo que é formado pelas Secretarias de Segurança e Mulheres, delegadas e outros agentes de política pública do Piauí. O objetivo é saber como podemos trabalhar na prevenção e na proteção, além de investir capacitação para os profissionais da Segurança Pública, para que possamos enfrentar de forma eficaz a violência contra as mulheres e os grupos vulneráveis”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com Chico Lucas, serão lançadas campanhas educativas em bares, restaurantes, principalmente neste período de carnaval. “As mortes de mulheres não podem ser naturalizadas, por isso serão lançadas campanhas e ferramentas permanentes em bares e restaurantes em todo o estado. Vamos iniciar algumas ações durante o Corso de Teresina e o Carnaval”, pontuou.

Segundo a Secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, o protocolo será desenvolvido e adaptado às realidades do nosso estado. “Existem vários tipos de violência, sexual, física,  psicológica, por isso vamos elaborar nosso projeto para trabalhar de forma integrada com bares, restaurantes e escolas. Vamos fortalecer as estratégias para o acolhimento das vítimas e facilitar o registro dos boletins de ocorrência, através de canais como o whatsapp.” Antecipou Zenaide Lustosa. 

Piauí vai implementar protocolo espanhol para violência contra mulher

A coordenadora do Departamento Estadual de Proteção à Mulher,  delegada Bruna Fontenele, acredita que o protocolo é um complemento para o trabalho que já vem sendo realizado através das delegacias de Proteção dos Direitos da Mulher (DEAMS), 190, Patrulha Maria da Penha e toda rede de apoio à proteção da mulher. “Estamos discutindo um protocolo em nível local que melhor atenda nossa demanda. Ele é integrado com o sistema de Saúde, Segurança, Assistência Social, para que essa mulher tenha atendimento desde o fato, e que ela saiba quais os procedimentos serão encaminhamentos e adotados”, concluiu a delegada. 

Piauí vai implementar protocolo espanhol para violência contra mulher

O que é o protocolo “No Callem”

O protocolo No Callem foi criado pelo governo de Barcelona em 2018 para combater agressões sexuais e violência contra mulher em espaços de lazer como restaurantes e bares.

Os locais aderentes ao protocolo recebem treinamento e acompanhamento e devem aplicar medidas específicas para combater a violência.

Um ponto central do protocolo é deslocar a atenção para as vítimas do abuso ou da agressão sexual. A prioridade das ações deve estar nelas, e não no agressor.

O protocolo dá um papel de destaque aos funcionários dos estabelecimentos, que devem ser capacitados para saber como prevenir e identificar a violência e como agir em casos de agressão ou assédio sexual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES