Piauiense celebra 101 anos com vitalidade e energia em Floriano

Edite Santana enfrenta esse momento de pandemia com muita saúde e alegria. Não se registra na família Santana, nenhuma internação de Edite, apenas quando foi ter seus filhos

Edite Santana | reproduçao
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A piauiense Edite Santana, completa 101 anos neste sábado (10) com muita energia e vitalidade. Dona Edite nasceu em Uruçui, na região Sul do Piauí em 10 de outubro de 1919. Filha de trabalhadora doméstica , sua mãe com ajuda de uma prima que tinha como fonte de renda a venda de cuscuz e bolo frito, criaram Edite e mais dois irmãos , Raimundo e Ribamar. 

Aprendeu a lê muito cedo com os filhos dos patrões da sua mãe. Teve uma infância com muitas dificuldades,mas sempre muita atenta as oportunidades que a vida lhe colocava. Aos 15 anos, por influência de sua amiga e irmã de vida chama Preta, foi morar em Floriano para trabalhar em casa de família deixando para trás os seus dois irmãos e sua mãe.

Edite Santana completa 101 anos

Trabalhou, estudou e casou- se no início dos anos 50. Logo após seu casamento sua mãe veio para cidade também morar com ela. Dona Edite por um longo tempo trabalhou na casa da criança, antiga legião da boa vontade já era anos 60.

Casada e mãe de cinco filhos que são Professora Eliane Santana, Emídio Nonato , comunicador, radialista e contador, Ediane Gorete assistente social, Edmilsa Santana professora Doutora e atual diretora da UFPI- Campus Floriano. Além de seu filhos criou ainda uma gama de filhos porticos e agregados e até hoje a chamam de mamãe Edite, são eles Iufran, Tatiana, Nitinha, Maria de Jesus Santana, Suely e Deliane.

Edite Santana ao lado de familiares em Floriano

Avó de 11 netos , entre eles Lilian, Léo, Liana, Lailson, Monica, Emília, Milena, Renata, Maninho, Nina e Reinldo 10 bisnetos e mais de 60 sobrinhos.

Moradora há mais de 80 anos da Avenida Fauzer Bucar (Galeria), Edite construiu relações de amizade , afeto e respeito que perduram até hoje . Muita amada por seus familiares, amigos, vizinhos Dona Edite sempre alegre, cheia de vida . Canta lindas canções e lê bons textos. Conta histórias para seus netos e conta histórias de vida também . Já vivenciou grandes momentos em toda a sua trajetória e agora enfrentou mais uma nesse momento de pandemia com muita saúde e alegria. Não se registra na família Santana , nenhuma internação da dona Edite, apenas quando foi ter seus filhos.

Dona Edite, reúne seus filhos e netos todo final de semana por que adora a casa cheia, mesa farta e claro uma cervejinha com a  família.  "Nesse momento , celebrar a vida é agradecer por Dona Edite Santana está presente entre nós", destacou a filha Edmilsa Santana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES