Piauiense concorre ao Festival Filhos do Brasil na categoria Fotografia

Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura e Esporte

Piauiense concorre ao Festival Filhos do Brasil na categoria Fotografia | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil est? entre os pa?ses com os maiores ?ndices de trabalho infantil. Estima-se que cerca de quatro milh?es de crian?as e adolescentes entre cinco e 16 anos trabalhem, prejudicando seu desenvolvimento f?sico, emocional e intelectual. Registrar a realidade desses meninos e meninas pa?s afora ? o papel de centenas de fot?grafos, que com sensibilidade e um esp?rito cr?tico que aflora em cada imagem fazem isso com maestria. Para premiar esses talentos, o Instituto para o Desenvolvimento da Crian?a e do Adolescente pela Cultura e Esporte (IDECACE) est? realizando o Concurso de Fotos & V?deos do Festival Filhos do Brasil.

- Cique e vote na Foto

Profissionais de v?rios estados do pa?s se inscreveram e apenas quarenta trabalhos foram selecionados, cabendo agora ao j?ri formado por fot?grafos, soci?logos e outros segmentos decidir quem ir? levar o pr?mio de melhor fotografia. Vale lembrar que o p?blico tamb?m pode e deve colaborar nessa escolha, que tem um piauiense concorrendo. Jos? Alves Filho, fot?grafo do Jornal Meio Norte. Ele ? o ?nico representante do Nordeste e disputa com trabalhos de todo o pa?s, alguns deles que carregam o peso de seus autores em premia?es nacionais. A vota??o pode ser feita atrav?s do endere?o www.idecace.org.br.

A foto selecionado de Jos? Alves ? da menina com peixes que chegou a

ganhar em 2007 o primeiro lugar no 13? Sal?o Municipal de Fotografia. Sempre tendo a sensibilidade como sua marca, o fot?grafo piauiensede uma forma bem simples captou pelas lentes de sua m?quina fotogr?fica

a imagem da menina que ao voltar da pesca ajuda a carregar o cambo de peixe enquanto que a m?e empurra uma bicicleta e os outros irm?os dela.

A imagem que chama a aten??o pela singeleza da pequena, apenas de ainha e carregando o peixe com tanto orgulho, remete a um problema social que causa tristeza e lamento e leva cada um a uma reflex?o.

Quando decidiu registrar a cena, nem de longe Jos? Alves pensava que essa imagem que vale mais do que mil palavras pudesse ter uma repercuss?o t?o grande. A foto foi tirada na zona rural da capital Tere-

sina, onde muitas fam?lias precisam buscar alternativas de sobreviv?n-

cia. Todos os dias, a menina acompanhada da m?e passava para a pescaria. Em uma dessas caminhadas, ele conta que estava ? espera, pois j? tinha sido informado por sua irm? do fato.

O registro hoje pode ser visto por todo o pa?s atrav?s do site. ?? gratificante ver meu trabalho sendo visto nacionalmente. Al?m disso j? recebi uma

liga??o do presidente do instituto, o publicit?rio Wilson Cardoso, que me pediu autoriza??o para minha fotografia fazer parte de um livro que ser?

publicado pela ONG?.

O IDECACE ? uma entidade da organiza??o da sociedade civil de interesse p?blico, sem fins lucrativos, que ? comprometida com a inclus?o social da

crian?a e do adolescente no Brasil.

Atua na viabiliza??o, administra??o e gest?o de projetos socialmente respons?veis. E tem como bandeiras de luta asolidariedade, auto-estima, respeito ao pr?ximo, comunica??o, toler?ncia, sentido do coletivo, coopera??o, disciplina, capacidade de lideran?a, respeito, vida saud?vel, inclus?o social.

O Concurso de Fotos & V?deos do Festival Filhos do Brasil, tem como tema quest?o de crian?as e adolescentes que vivem em situa??o de risco, tendo sido aberto a fot?grafos e cineastas profissionais e amadores.

Os autores dos tr?s melhores v?deos e das tr?s melhores fotos ser?o premiados com equipamento fotogr?fico profissional e seus trabalhos participar?o da exposi??o que percorrer? as principais cidades do pa?s. O melhor trabalho entre todos os inscritos tamb?m receber? R$ 1.000,00 em dinheiro.

Com vinte e dois anos de profiss?o, Jos? Alves Filho j? recebeu v?rias premia?es, dentre elas tr?s sal?es de fotografia, realizado pela Prefeitura de Teresina, e dois pr?mios pela cobertura fotogr?fica na Caminhada da Fraternidade. Tamb?m recebeu o reconhecim



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES