Piauiense cria arte em estamparias com tingimento natural

Manoel Severino fez 4 peças para um filme que está sendo gravado em Pernambuco com tingimento natural.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A natureza é uma fonte de inspiração para vários artistas plásticos do Brasil e do mundo, mas o piauiense Manoel Severino recorreu a ela não apenas como estímulo, mas também como suporte para suas obras de arte. Ele cria tingimento natural em roupas usando casca de folhas, flores e raízes de algumas plantas do cerrado como aroeira, murici, jatobá, açafrão da terra, entre várias outros.  Ele usa também a Insulina vegetal, planta que tem uma coloração diversificada e consegue  extrair várias tonalidades.

Severino, que é natural de Altos, apesar de já trabalhar com estamparia usando tingimento artificial, nunca havia utilizado esse tipo de material para fins de produção. "Eu comecei a trabalhar com estamparia com tintura normal depois aprendi a extrair o corante natural sozinho. Sou artesão, mas venho me dedicando a estamparia com uso natural porque crio coisa natural e que não está ainda no mercado", explica. Hoje, o artista produz camisetas, tecidos, vestidos, blusas, lenços. "Não tem essa questão de peça, trabalho com qualquer material de tecido", frisa.

O trabalho de Manoel é 100% ecológico e ele mesmo faz a coleta das plantas. Por esta razão, há alguns anos, o altoense fez surgir a ideia da extração natural. "O meu trabalho é bem alternativo, voltado para a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, uso os mais diferentes tipos de materiais encontrados na própria natureza, as plantas, mas uso outros elementos, como: lâminas de vidro, esponjas, maisena, sal grosso, cone de linha, linhas diversas, pentes e sucatas em geral", revela.

Artista prioriza  espécies nativas

Para produzir as peças, o artista utiliza, principalmente, as plantas distribuídas na região onde vive, priorizando espécies nativas e em períodos reprodutivo. Alguns exemplos são a Aroeira (Schinus terebinthifolius), Jatobá (Hymenaea sp.), Açafrão da terra (Zingiberaceae), Angico (Magnoliopsida), Insulina vegetal, cor de vinho e roxo, que tem uma coloração diversificada e consegue extrair várias tonalidades, Murici (Byrsonima), dentre outras. "Nesse período, as cascas têm cinco a seis vezes mais tintas que em outros períodos".

Para chegar ao resultado que se vê nas imagens, ele aperfeiçoou um método. "Tem um processo em que faço o desenho e a tinta daquelas folhas passam para o seu tecido, você pensa que é serigrafia, mas não é. Deixo as folhas durante um processo de oito dias no tecido. Eu faço o experimento com uma lavagem para saber se a tinta vai sair", explica. Também há peças que são misturadas, prensadas de forma firme e compactadas com as plantas em cozimento. Deste modo, elas não perdem a coloração.

Dentre os desenhos e formas estão folhas em blocos, cones, espirais, e o universo feminino. Para criar, ele se inspira na natureza, nas diferentes manifestações da vida, na diversidade de formas e cores das plantas. O sucesso das peças vem crescendo cada dia e já conquistou o maquiador Marco de Biaggi. Manoel fez 4 peças para um filme que está sendo gravado em Aliança, Pernambuco, com tingimento natural. O trabalho de Manoel pode ser conferido através do  instagram @msestampariaartesanal-instagram.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES