Piauiense toma posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel

A posse aconteceu no Conselho Estadual de Cultura do Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O professor piauiense Wilson Seraine tomou posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), nessa sexta (26), durante solenidade realizada no Conselho Estadual de Cultura do Piauí (CEC-PI). Seraine agora ocupa a cadeira nº 8, na categoria pesquisador.

A cerimônia contou com a presença do presidente da ABLC, o poeta Gonçalo Ferreira Silva.  Ele destacou que a posse do novo integrante celebra sua vocação para o enriquecimento da cultura. “Utilizar a literatura de cordel como ferramenta de popularização da ciência é algo digno de reconhecimento e o professor Wilson tem feito isso de maneira brilhante”, diz Gonçalo Ferreira. Coube ao presidente da Academia Piauiense de Letras e conselheiro de Cultura do Estado, Nelson Nery Costa, realizar a apresentação de Wilson.

Seraine usou seu discurso para homenagear cordelistas piauienses como Firmino Teixeira do Amaral, Zé da Prata e Pedro Costa. Destacou a importância do projeto Cordel nas Escolas, desenvolvido em escolas públicas estaduais e municipais de Teresina, e a influência dos demais meios de comunicação na utilização do cordel nos dias atuais.

O novo membro da ABLC destacou também, em seu discurso, que ingressar nos quadros da Academia é motivo de honra e satisfação. "Tenho muita admiração e respeito pelos membros dessa Academia. São pessoas cujas realizações me inspiram, todos os dias, pela utilização da literatura de cordel para enriquecer cultural e intelectualmente a população brasileira e pelo trabalho que todos desenvolvem para preservação desta tradição”, afirma Seraine.

Falou ainda de sua trajetória e de sua admiração pela literatura de cordel que resultou no livro “A Literatura de Cordel no Ensino de Ciências”. A obra é resultado da dissertação de mestrado defendida por ele, em 2009, e comprova a hipótese de que a literatura de cordel pode colaborar para a compreensão de conteúdos didáticos e que é possível incorporá-la à prática docente.

Em parceria com o cordelista Pedro Costa, que faleceu em 2017, Seraine inovou na apresentação do livro – a introdução e a conclusão vêm em formato de cordel, mostrando, na prática, ao leitor como os versos podem ensinar.

Ao fim do discurso, Wilson assinou o livro de posse e recebeu os tradicionais adereços que compõem o figurino da ABLC: o colar com uma medalha, entregue pelo presidente da ABLC, e o diploma de integrante da casa entregue pela família do empossado.

Também estiveram presentes na solenidade, a vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura do Piauí e diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros; o jornalista, filósofo e estatístico Pedro Mendes Ribeiro; o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves(FMC), Luís Carlos, dentre outras autoridades.

Wilson Seraine

Wilson Seraine é piauiense, de Teresina. Formado em Licenciatura Plena em Física na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS). É professor de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), autor de 7 livros nos segmentos de educação e cultura popular,  é membro da Academia Piauiense de Literatura de Cordel,  integra o Conselho Estadual de Cultura do Estado do Piauí, preside a 1ª Colônia Gonzaguiana do Brasil, localizada em Teresina, e apresenta, na FM Cultura de Teresina, o programa semanal “A Hora do Rei do Baião”.

Wilson estuda há 21 anos a história e obra de Luiz Gonzaga e é considerado um dos especialistas mais respeitados do Brasil quando se trata da vida e obra do “Rei do Baião”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES