Piauienses com mais de 60 anos se preparam para o Enem

No país, 9.846 pessoas com mais de 60 anos estão inscritos no Enem

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre um sonho e a realização dele erguem-se 45 questões de matemática e suas tecnologias. A redação é importante, sim, mas é o de menos para quem trabalhou com o púbico e se aposentou estudando. Para as outras três provas – de ciências da natureza, humanas e linguagens-, Maria Francisca de Aragão, 64 anos, estuda todos os dias, como que subindo degraus à vaga no curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), que almeja “desde quando era novinha”.Crédito: Vanderson de Paulo

Na terceira idade, a aposentada, que lê muito e não perde telejornais, está entre os 317 piauienses com idade acima de 60 anos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 no Piauí, o que corresponde a 0,2% dos 122,338 candidatos totais no estado. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), levantados pelo Jornal MN, ela integra o grupo que prestará o exame fora da faixa etária comum buscando uma segunda chance de ingresso no ensino superior.

Como já trabalhei muito com o povo em hospitais e clínicas particulares, sempre quis o curso de Serviço Social, porque combina assim comigo. Me aposentei e voltei à sala de aula em 2012, terminei meu Ensino Médio e fiz cursinho para prestar o Enem”, declara Maria Francisca, que se aposentou estudando, alimentando o desejo a vida toda.

Em todo país, 9.846 pessoas com mais de 60 anos estão inscritos no Enem. O grupo representa apenas 0,2% do universo de 5.095.308 inscritos para a prova

 26% dos candidatos do Piauí têm entre 21 e 30 anos

Atualmente, a aposentada que já cursou a Educação de Jovens e Adultos (EJA), estuda para o Enem em casa. O exame se tornou um dos principais instrumentos de seleção para escolha de um curso superior. Prova disso é que 26% de todos os candidatos do Piauí têm idade entre 21 e 30 anos, representando a maior parcela das inscrições - tendência que se repete no âmbito nacional. O número de pessoas que já possuem o Ensino Médio mostra que o perfil e os objetivos do Enem evoluíram para além de um diagnóstico, tornando-o oportunidade para quem quer uma vaga na faculdade – independentemente da idade. 

De acordo com a especialista em Gestão Educacional e diretora de um centro de EJA, Amélia Rolim, a defasagem de conteúdo é a maior dificuldade de quem não presta o Enem. "Eles tão logo concluem o Ensino Médio, já que alguns deixam de estudar antes de terminar, seja por dificuldade de aprender, seja por motivos pessoais”. Por outro lado, ela avalia que a maturidade de candidatos mais velhos contribui para melhorar o aprendizado e ampliar as chances de vaga em universidade. 

A maratona começa no domingo, 3 de novembro, com a aplicação das provas de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Redação. Já os exames de Matemática e Ciências da Natureza serão realizados em 10 de novembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES