Piauienses criam novos modelos de negócios e superam a crise

Impulsionados pela crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, os piauienses estão buscando na atividade empreendedora uma alternativa de renda

lucas | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma grande maioria dos estabelecimentos e empresas fecharam suas portas, isso devido ao isolamento social criado pela pandemia do covid-19. A crise causada nesse período levou trabalhadores e empresários a buscarem novas alternativas de conseguir sua renda.

“Eu trabalhava de carteira assinada como vendedor em uma loja do shopping  em Teresina, e quando surgiram noticiários sobre o vírus ficamos em pânico”, relatou Lucas Rubim, de 38 anos, empreendedor e dono de uma loja de roupas, que conseguiu driblar os obstáculos gerados pela pandemia.

A economia do país se viu em queda, e na capital piauiense não foi diferente. Para cortar os gastos, várias empresas tiveram que demitir seus funcionários, e Lucas foi um desses que acabou perdendo seu emprego. “Para minha desagradável surpresa fui demitido bem no início da pandemia, quando surgiram os boatos de que tudo fecharia e não teríamos noção de quando iria reabrir”, acrescentou.

Lucas Rubim decidiu abrir seu próprio negócio após ficar desempregado durante a pandemia - Foto: Arquivo Pessoal

Para não ficarem reféns do desemprego, agravado nos tempos de distanciamento social, diversos empregados passaram a se tornar empresários. Novos modelos de negócio surgiram com a pandemia, e as redes sociais e o desenvolvimento de lojas virtuais foram as principais ferramentas para uma conquista de renda.

“Se passou dias, e meses, as lojas tentavam se adaptar ao novo ‘normal’ e eu cada vez estava decidido a ter meu próprio negócio, mesmo sem recursos e sem dinheiro pra isso, e ainda em pandemia”, disse o empreendedor, que logo após construiu sua loja virtual nas redes sociais. 

A iniciativa rendeu lucros e conseguiu alavancar um capital que se transformou na inauguração da sua primeira loja física, com vestimentas relacionadas à cultura piauiense.

Disputa por mercado se torna abrangente

Não foi somente o empresário que migrou para esse novo estilo de negócios, assim como ele, Luana Furtado, responsável por uma loja de roupas infantis, se adequou ao virtual. A empreendedora revela uma certa insegurança com o trabalho online, mas que abriu portas para várias outras empresas durante a pandemia. 

“Um dos maiores desafios foi a incerteza da situação, trabalhar com a incerteza é difícil porque muitas vezes temos que lidar com a frustração de planejar algo que não poderá ser executado devido a situações externas”.

Luana Furtando e o marido inciaram loja de roupas infantis na pandemia

Nem todos os trabalhadores tiveram a oportunidade de criar seu próprio negócio, mesmo com a expansão das empresas vinculadas às redes socais. A disputa pelo mercado se tornou abrangente mesmo nos tempos de um comércio essencial. 

"Apesar da crise econômica no país, eu considero que a cada dia mais conseguimos avançar no nosso negócio, acredito que quando trabalhamos com algo que é essencial para as pessoas, e se estamos pensando no que essas pessoas  buscam, como a praticidade, por exemplo, facilmente conseguimos nos destacar e ganhar lugar no mercado", explica Luana Furtado.

Aumento de vendas

O aumento no número de lojas online, dos mais variados produtos, teve um aumento expressivo durante a pandemia, constando ser uma alternativa viável no início de um empreendimento, principalmente para os trabalhadores que perderam suas funções no momento de crise. 

O modelo de negócio se adequa às necessidades e dificuldades, mesmo na situação em que várias pessoas são involuntariamente obrigadas a ficarem em suas residências.

Crise gerada pela pandemia impulsiona o empreendedorismo 

Pandemia gera recorde de novos empreendedores

A pandemia do coronavírus tirou quase 10 milhões de brasileiros do empreendedorismo, sendo que as mulheres foram as que mais se viram obrigadas a fechar suas empresas. É o que revela o relatório da Global Entrepreneurship Monitor 2020 – pesquisa realizada no país pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

De acordo com o Sebrae, o número de brasileiros com um negócio estabelecido há pelo menos 3,5 anos desabou de 22,3 milhões em 2019 para 12 milhões em 2020. O encolhimento do empreendedorismo no país só não foi ainda maior porque continuou a crescer no ano passado o número de novatos.

O levantamento mostra que a taxa de empreendedorismo no total da população adulta no país caiu para 31,6%, contra 38,7% em 2019, atingindo o menor patamar dos últimos 8 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES