Piauienses são beneficiados com retorno de mutirões de cirurgias da Sesapi

Estão previstas para os meses de julho e agosto, na região Norte do Piauí, 1668 cirurgias de catarata

Piauienses são beneficiados com retorno de mutirões de cirurgias da Sesapi | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de desafogar a fila de espera por cirurgias eletivas de catarata, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) retomou a programação dos mutirões de cirurgias, que precisaram ser paralisados devido à pandemia da Covid-19. Serão contempladas cidades de Norte a Sul do estado.

Estão previstas para os meses de julho e agosto, na região Norte do Piauí, 1668 cirurgias de catarata. “Entendemos que precisávamos ampliar essa oferta e que havia uma demanda reprimida muito grande por causa da pandemia. E com essa retomada vamos dar passos grandes para um atendimento muito melhor e mais rápido e mais próximo da população, uma vez que levamos as cirurgias para os territórios o que facilita para o deslocamento da nossa gente”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Estão previstas para os meses de julho e agosto, na região Norte do Piauí, 1668 cirurgias de catarata - Foto: Ascom

No último final de semana 861 consultas de triagem foram realizadas na UPA de Piripiri, e desse total 690 foram encaminhados para a cirurgia de catarata, que estão sendo realizadas no Hospital Regional Chagas Rodrigues, de 29 de julho a 01 de agosto, contemplando toda a região dos Cocais, que engloba 23 municípios piauienses.

Já dos dias 29 de julho a 01 de agosto 694 pacientes passarão por consulta de triagem no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, para cirurgias que serão realizadas dos dias 05 a 08 de agosto, contemplando os demais municípios da Região de Saúde Planície Litorânea.

Serão operadas ainda 284 pessoas no dia 03 de agosto no Hospital Joaquim Vieira de Brito, no município de Cocal, que vai atender moradores da cidade e região vizinha.  “A Sesapi, através de uma determinação do governador Wellington Dias, vem priorizando os atendimentos em regime de mutirões, diminuindo as filas de espera e melhorando a qualidade de vida dos piauienses”, declara o gestor.

Estão programadas ainda 805 cirurgias de catarata para a Região da Chapada das Mangabeiras, que serão realizadas nos hospitais das cidades de Corrente e Bom Jesus e 694 procedimentos para o Território da Serra da Capivara, onde serão operados no município de São Raimundo Nonato. 

“No ano de 2019 a Secretaria de Estado da Saúde bateu o recorde de procedimentos de catarata. Foram realizadas 2.413 cirurgias durante os mutirões.Infelizmente ano passado não pudemos realizar estes procedimentos devido à pandemia, mas com o avanço da vacinação vamos conseguir fazer esse retorno de forma segura”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos, dos mutirões de cirurgias da Sesapi, os  pacientes precisam procurar a secretaria municipal de Saúde de sua cidade, por onde são avaliados e encaminhados, se necessário, para a etapa de triagem onde são examinados para saber as necessidade ou não de cirurgia. 

“Neste primeiro momento as vagas são para as pessoas de 60 anos ou mais, que estão inseridas na regulação. Porém aqueles que encontram-se com algum problema de saúde na visão é importante que vá até a secretaria de seu município e se informem-se  sobre a triagem, já que as vagas foram pactuadas por regiões de saúde”, explica a diretora de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Joselma Oliveira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES