Picos: Hospital Justino Luz implanta “Teste do Olhinho”

Exame é usado para diagnosticar doenças nos olhos das crianças como catarata congênita, glaucoma congênito, tumores de retina ou outras doenças que podem causar cegueira.

Teste do Olhinho passa a ser realizado no Hospital Justino Luz | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, implantou dentro dos procedimentos de rotina da pediatria o exame oftalmoscópico reflexo vermelho para todos os bebês que nascem no hospital. O exame, também conhecido como “Teste do Olhinho”, é usado para diagnosticar doenças nos olhos das crianças como catarata congênita, glaucoma congênito, tumores de retina ou outras doenças que podem causar cegueira.

De acordo com o oftalmologista Ramon Eulálio, o teste do olhinho avalia a presença do reflexo vermelho no olho e é realizado com um aparelho chamado de oftalmoscópio. “A presença do reflexo vermelho indica que há uma transferência dos meios e quando o mesmo está abolido tem que ser investigada a causa (catarata congênita, tumores, doenças da retina entre outras), que deverá ser tratada o mais breve possível”, explica Ramon.

Teste do Olhinho passa a ser realizado no Hospital Justino Luz 

Os testes são realizados às quintas-feiras pelo oftalmologista Ramon Eulálio. Podem fazer o exame os recém nascidos que nascem no Hospital Regional Justino Luz.

A diretora geral do Hospital, Genyana Leal, destaca a importância do “Teste do Olhinho” ser realizado no hospital. “ É essencial que o bebê, logo nas primeiras horas após o nascimento, já faça o teste do olhinho. Recebemos pacientes de toda a macrorregião de Picos e eles já saem daqui com o teste realizado e com o resultado. Por enquanto, os testes estão sendo realizados no horário da manhã, mas já estamos organizando uma quantidade para agendamento para serem feitos à tarde também,” afirma a diretora.

O presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, Ítalo Rodrigues, destaca que o Teste do Olhinho é mais um exame para garantir a saúde dos pequenos. “Agora todos os bebês que nascem aqui no Justino Luz já saem com o teste do olhinho realizado. Isso é bom para eles e para as mães, que ficam mais tranquilas”, finaliza o presidente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES