Picos recebe programa de doação de cadeira de rodas e muletas

Programa Passo à Frente atenderá na região de Picos a partir desta segunda (09)

Programa Passo à Frente atenderá na região de Picos a partir desta segunda (09) | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A equipe do Programa Passo à Frente, que oferta gratuitamente, por meio de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), meios auxiliares de locomoção a pessoas com deficiência, estará atendendo a população de Picos e outras 11 cidades da região, a partir desta segunda-feira (09). Nesta etapa, acontecem os atendimentos para tirar os moldes e as medidas dos equipamentos que serão confeccionados e entregues à população, posteriormente.

Os atendimentos vão acontecer no CIEM de Picos, localizado na Rua General Licinho Pereira Nunes, nº 338, bairro Catavento. Além de Picos, também serão atendidos moradores dos municípios de Alegrete, Dom Expedito Lopes, Bocaina, Santa Cruz do Piauí, Sussuapara, Geminiano, Paquetá, Santana do Piauí, Itainópolis, Ipiranga do Piauí e Inhuma. Eles devem ter indicação da rede de saúde pública dos municípios de que precisam de equipamentos como muletas; bengalas; andadores; sapatos para pé diabético e pé congênito; órteses; próteses; cadeiras de rodas; cadeiras para banho; coletes; botas e palmilhas.

Programa Passo à Frente atenderá na região de Picos a partir desta segunda (09)

Nesta etapa do programa, o público deve procurar a equipe do Passo à Frente para tirar as medidas e formalizar a solicitação para confeccionar os equipamentos necessários. Na segunda-feira (09), os atendimentos acontecem das 12h30 às 17h. Já de terça-feira (10) até sexta-feira (13), as equipes estarão atendendo das 8h às 12h e de 13h às 17h. Para ser atendido, basta o paciente apresentar documentação pessoal e também os requerimentos e a solicitação médica com a indicação do equipamento.

O Passo à Frente é mais um programa administrado pela Associação Reabilitar, e executado em parceria com o Governo do Piauí, através da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) e da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID). O programa se divide em três etapas, sendo a primeira delas, a articulação entre gestores municipais de Saúde e o programa. A segunda etapa, que é esta que será executada na região de Picos, é quando ocorrem os atendimentos à população. Já a última etapa, até quatro meses após os atendimentos, envolve a entrega gratuita dos equipamentos.

“O Passo à Frente descentraliza os atendimentos da Oficina Ortopédica, que funciona dentro do CEIR, em Teresina, fabricando ou fornecendo os equipamentos às pessoas com deficiência. Nosso objetivo com o projeto é dar celeridade às demandas reprimidas nas cidades do interior do Piauí, como por exemplo, na região de Parnaíba, onde estivemos este ano e entregamos quase 900 meios de locomoção a quem precisava”, finaliza o superintendente multiprofissional da Associação Reabilitar, Aderson Luz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES