Piloto da TAM acelerou quando estava na pista em Congonhas

Piloto da TAM acelerou quando estava na pista em Congonhas

Piloto da TAM acelerou quando estava na pista em Congonhas | Folha Online
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Autoridades que investigam o acidente com o avi?o da TAM afirmaram ao G1 que o piloto, por algum motivo ainda n?o esclarecido, acelerou a aeronave depois de j? ter tocado com os pneus na pista de Congonhas durante o pouso.

Essa primeira an?lise do acidente pelos ?rg?os de governo, ainda preliminar, foi feita ap?s a coleta de imagens do aeroporto (com filmagens da pista principal), de informa?es de operadores da torre de controle e de dados fornecidos por pilotos de outras aeronaves.

Ao G1, fontes do governo disseram que o avi?o iniciou seu pouso de maneira correta, tocando no solo de Congonhas antes da marca 1.000 -uma pintura com duas faixas brancas paralelas na pista.

A marca fica a 1.000 p?s (cerca de 330 metros) da cabeceira da pista. A pista tem 1.940 metros.

Se o avi?o tocar o solo antes ou em cima da marca, esse ? um dos primeiros ind?cios para o piloto de que ele iniciou corretamente seu procedimento de pouso. Se o avi?o tocar o solo ap?s a marca 1.000, pode ser recomend?vel que o piloto arremeta -tente acelerar e levantar v?o novamente.

Um outro fator que refor?a a tese de um in?cio de pouso normal ? o fato de a torre de controle de Congonhas ter permitido a decolagem de outro avi?o segundos depois de o v?o da TAM ter tocado na pista.

As informa?es que as fontes do G1 obtiveram indicam que o avi?o voltou a acelerar em um momento em que ele j? estava desacelerando, bem avan?ado na pista de Congonhas. Para eles, isso indica que o piloto tentou arremeter. N?o est? descartada, no entanto, alguma falha t?cnica que tenha feito o avi?o acelerar sem que fosse essa a vontade do piloto. Ou ainda que o piloto tenha tentado algum outro procedimento.

Mas, quando o piloto tentou essa manobra (ou a aeronave acelerou involuntariamente), o avi?o j? estava avan?ado na pista de Congonhas -uma pista considerada curta, principalmente em dias chuvosos, em que se faz necess?rio um maior espa?o para a frenagem completa da aeronave.

Teria sido, portanto, uma manobra arriscada -mas n?o necessariamente imposs?vel. Ou uma falha no equipamento que levou a aeronave a acelerar inexplicavelmente.

O acidente

O acidente foi o mais grave da hist?ria da avia??o brasileira. At? agora j? foram confirmadas 165 mortes.

O avi?o da TAM levava ao todo 186 pessoas. Mas o n?mero de v?timas deve ser maior, j? que a aeronave saiu da pista de Congonhas e atingiu um pr?dio da mesma empresa ap?s atravessar a avenida Washington Lu?s, uma das mais movimentadas de S?o Paulo, no in?cio da noite de ter?a-feira (17).

Os bombeiros estimam que cerca de 200 pessoas morreram nessa trag?dia. At? ent?o o maior acidente da avia??o brasileira havia ocorrido em setembro do ano passado, com 154 mortos numa colis?o entre dois avi?es em pleno ar, nos c?us da Amaz?nia.

Relat?rio Oficial

A Aeron?utica iniciou j? no dia do acidente uma investiga??o sobre suas causas. O prazo legal para o primeiro relat?rio conclusivo ? de 90 dias, mas na pr?tica as autoridades costumam pedir alongamento do prazo.

Ser? esse relat?rio que vai confirmar ou desmentir as hip?teses estudadas pelas autoridades brasileiras e citadas nesta reportagem.

"O Cenipa vai analisar a caixa-preta e os dados t?cnicos dispon?veis e montar esse quebra-cabe?a", disse ao G1 o comandante Ronaldo Jenkins, representante do Sindicato Nacional das Empresas Aerovi?rias no grupo de especialistas que vai investigar o caso.

Ele n?o quis levantar hip?teses sobre o que pode ter ocorrido no v?o JJ 3054. E ressaltou que ? preciso verificar se houve danos nas caixas-pretas. "Se elas sofreram danos com o impacto da aeronave, ter?o de ser remetidas ? f?brica para a degrava??o."

Poss?veis Causas

Tr?s mecanismos principais s?o os respons?veis pela diminui??o segura da velocidade do avi?o ao longo do procedimento de aterrissagem.

O primeiro deles envolve os chamados flapes, extens?es das asas que ficam unidas a elas por articula?es e ajudam a aumentar a



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES