Pilotos de avião e comissários entram em greve no dia 29; saiba o impacto

A categoria reivindica reajuste salarial que contemple a reposição das perdas inflacionárias nos últimos dois anos — INPC do período de 1º de dezembro de 2019 a 30 de novembro de 2021.

A categoria reivindica unicamente reajuste salarial que contemple a reposição das perdas inflacionárias nos últimos dois anos — INPC do período de 1º de dezembro de 2019 a 30 de novembro de 2021. | Tânia Rego
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em assembleia com presença massiva da categoria, realizada nesta quarta-feira (24), pilotos e comissários de voo deliberaram por aprovar a deflagração de greve a partir da 0h do dia 29 de novembro, em todo o País, por tempo indeterminado. Eles apontam uma 1intransigência das companhias aéreas nas negociações da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho1. Nisso, em comunicado divulgado à imprensa, os trabalhadores apontaram que 50% irão parar, continuando apenas metade para que se mantenha a operação.

"Em respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo, os aeronautas farão a paralisação de 50% dos tripulantes por dia, enquanto os outros 50% permanecerão em serviço", pontuaram.

A categoria reivindica reajuste salarial que contemple a reposição das perdas inflacionárias nos últimos dois anos — INPC do período de 1º de dezembro de 2019 a 30 de novembro de 2021.

Os trabalhadores sinalizam que além de apresentar uma proposta muito aquém de recompor as perdas salariais, já rejeitada pela categoria, o sindicato patronal ainda negou a ultratividade da atual CCT, ou seja, não teria garantido a manutenção das cláusulas atuais da convenção em caso de um novo acordo não ter sido fechado até a data-base (1º de dezembro).

Os pilotos e comissários apontam ainda que desde o início da pandemia a categoria nunca parou de trabalhar, tendo enfrentado graves riscos de contaminação por covid-19, e deu sua contribuição no combate à doença transportando vacinas, insumos e equipamentos.

Além disso, os pilotos e comissários defendem que deram uma colaboração importante para a recuperação das empresas aéreas ao aceitar, de maneira correta, reduções salariais e remuneratórias que perduram até hoje.

"Os pilotos e comissários de voo do Brasil contam com a compreensão da sociedade e com o bom senso das companhias aéreas para evitar transtornos", comunicou o Sindicato Nacional dos Aeronautas.

As informações são da Panrotas

Todas as companhias aéreas devem ser afetadas pela greve (Foto: Tânia Rego)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES