Pimenteiras melhora índices e se aproxima da nota máxima no Previne Brasil

O município alcançou nota 9,68 no Indicador Sintético Final, índice utilizado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde para o Pagamento por Desempenho dos recursos do Previne Brasil.

Prefeita Lúcia Lacerda buscou melhorar índices em sua gestão para o Previne Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Pimenteiras está feliz com resultado do desempenho do Previne Brasil, referente ao terceiro quadrimestre de 2022. O município alcançou nota 9,68 no Indicador Sintético Final, índice utilizado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde (MS), para o Pagamento por Desempenho dos recursos do Programa Previne Brasil.

No final de 2020, a nota do município era muito baixa. E com os meses tudo foi mudando. No primeiro quadrimestre de 2021,  gestão, comandada pela prefeita Lúcia Lacerda, começou a investir na informatização e organização desse novo modelo de atenção à saúde, e depois de todo o esforço da gestão e da notável dedicação da equipe, conseguiram chegar bem próximos da nota máxima, que é 10, um aumento de mais de 100% em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado.

A prefeita Lúcia Lacerda começou a investir na informatização - Divulgação

Várias estratégias

Segundo a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, a psicóloga Anna Paula Mendes, desde o início da atual gestão, foram traçados juntamente com o secretário de Saúde Gilberto Lacerda, várias estratégias para aumentar o desempenho, como a interiorização dos serviços, a busca ativa pelo público feminino, que tem forte peso na formação do ISF, e uma dessas estratégias foi contratar um técnico em informática que entendesse do sistema de informatização que preconiza o Ministério da Saúde para fazer um trabalho voltado para a realidade local, com investimentos em capacitação, treinamento e uma excelente metodologia desenvolvida pelo técnico Lucas Sousa, dentre outras ações pontuais.

reprodução

“A nossa equipe vem se dedicando diuturnamente a esse Programa, que existe desde 2019, mas nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia, o valor pago era de 100%, independente do desempenho do município, porém, nós estivemos o tempo todo trabalhando para melhorar nossos indicadores”, informou a prefeitura.

É importante destacar que o resultado é fruto de trabalho em equipe, enfermeiros, médicos, dentistas, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, todas as equipes das unidades de saúde, porque grande parte do trabalho foram eles que fizeram, mérito deles, porém é com o apoio integral da prefeita Lúcia Lacerda e do secretário municipal Saúde Gilberto Lacerda, que conseguiram se aproximar cada vez mais da nota máxima do Previne Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES