Pintor piauiense de 11 anos é convidado para expor no Museu do Louvre

Diante disso, sua família está promovendo uma vaquinha online para o custeio da viagem para a exposição, que será em abril de 2022.

ery | ery
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pequeno João Elyo Araújo Castro, de 11 anos, um talentoso artista plástico do município de Esperantina (183 km de Teresina), foi convidado para expor suas telas, conhecidas pelo estilo “expressionista abstrato e geométrico”, no maior museu de arte do mundo e monumento histórico da França: o  Louvre, em Paris. Diante disso, sua família está promovendo uma vaquinha online para o custeio da viagem para a exposição, que será em abril de 2022.

João Elyo desenvolveu o talento a partir dos 9 anos e já pintou dezenas de telas, sendo ainda autodidata e ambidestro. Seus pais, a professora Elenilza Sousa e seu Jailson Castro, que ganha como auxiliar administrativo, tem mais um filho pequeno de 8 anos e não têm condições de arcar com a viagem. O artista piauiense também participará de um livro em que terá sua biografia publicada. 

Pintor piauiense de apenas 11 anos é convidado para expor no Museu do Louvre (Foto: Redes Sociais)

“Com a vaquinha, cobriremos os custos do passaporte, passagens, hospedagem, transporte e alimentação, já que a exposição durará 7 dias. Só as passagens são R$ 23 mil. Todo valor a mais arrecadado será usado para o seu trabalho com compras de telas e tintas, e também para dar continuidade às suas sessões de fonoaudiologia”, diz trecho da campanha online. 

O pintor mirim participou ainda recentemente do Ielcast, onde presenteou o humorista piauiense Whindersson Nunes com uma de suas obras. 

FAÇA SUA DOAÇÃO AQUI

João Elyo presenteou Whindersson Nunes com uma de suas obras (Foto: Reprodução/ Youtube)

Primeiros passos na arte e outras exposições

Sua primeira exposição de arte aconteceu em março de 2019 no Theatro 04 de Setembro, em Teresina, quando tinha apenas 9 aninhos. Seus primeiros registros de pintura foram notados pelos seus pais em pisos, móveis e paredes de sua casa, a partir daí o artista não parou de desenvolver sua técnica que inova a cada dia. 

Segundo alguns críticos de arte, suas obras chamam atenção pelos traços criativos e pelo casamento das cores, pois o menino consegue escolher cores que se adequam umas com as outras, faz misturas de várias cores juntas, transmitindo uma verdadeira harmonia em suas obras.

Em 2020, ele também teve suas obras expostas em prédios em Belém (PA) e atualmente está com 9 obras em exposição na Galeria Montmartre em Teresina. 

Pintor piauiense de apenas 11 anos é convidado para expor no Museu do Louvre (Foto: Redes Sociais)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES