'Pirralha', Greta Thunberg é eleita a personalidade do ano pela 'Time'

O título é concedido anualmente a pessoas que, por diferentes razões, se destacaram por suas atividades.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, foi escolhida a personalidade do ano pela revista "Time". O título é concedido anualmente a pessoas que, por diferentes razões, se destacaram por suas atividades. 

Greta, chamada na última terça-feira de "pirralha" pelo presidente Jair Bolsonaro, tornou-se internacionalmente conhecida pelas mobilizações no seu país natal que inspiraram jovens de todo o mundo a cobrar ações concretas de governos contra as mudanças climáticas. 

A ativista reagiu à notícia em uma publicação no Twitter: "Wow, isso é inacreditável! Divido essa grande honra com todos do movimento #FridaysForFuture e ativistas climáticos de todos os cantos", escreveu. 

A "Time" destacou na capa da sua próxima edição, junto à nomeação da jovem de 16 anos, o "poder da juventude".

Greta está em Madri, onde acompanha a COP-25. A jovem, na última sexta-feira, foi a principal estrela de uma manifestação de 500 mil pessoas pelas ruas da capital espanhola.

Desde que chegou à conferência, fez duras críticas ao assassinato de indígenas ao redor do planeta, incluindo o Brasil, o que irritou Bolsonaro. 

A fama de Greta começou a partir de protestos solitários que realizava diante do parlamento da Suécia, em Estocolmo, que levaram a greves escolares que se galvanizaram ao redor do globo. 

Como a própria "Time" destacou na justificativa pela escolha, o perfil da jovem se assemelha aos dos filhos de pais de "todos os cantos do mundo": uma adolescente "indignada com explosões repentinas de rebeldia". 

No período de um ano, pontua a publicação americana, a mobilização da jovem em Estocolmo engatilhou um movimento jovem mundial e a levou para encontros com o secretário-geral das Nações Unidas e encontros com chefes de Estado e de governo e com o próprio Papa Francisco. As palavras de ordem originais, "Koklstrejk för Klimatet" ("greve escolar pelo clima", em português) ultrapassaram barreiras e inspiraram marchas e protestos nas ruas de cidades de mais de 150 países. 

"Thunberg não é uma líder de um partido político ou de grupos que advogam por agendas. Ela também não é a primeira a soar o alarme a respeito da crise climática, nem é a mais adequada para resolver esse problema. Não é uma cientista nem uma política; não tem acesso a níveis de influência tradicionais, pois não é bilionárioa nem é uma princesa, uma estrela pop ou mesmo uma adulta. Ela é uma adolescente comum que, a partir da sua coragem de falar a verdade para poderosos, se tornou o ícone de uma geração", segue a "Time". 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES