Pix está fora do ar e transferências não funcionam em diversos bancos

Pix caiu: pagamentos instantâneos têm problema no Nubank, Itaú, Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, PicPay, entre outros

PIX | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Pix caiu: o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central não funciona para alguns clientes nesta quinta-feira (11). O problema, que já está sendo resolvido, não ficou limitado a apenas uma instituição financeira: não havia como fazer transferências no Nubank, Itaú, Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Next, PicPay, entre outros. Enquanto isso, as transações que já haviam sido realizadas demoravam mais de uma hora para serem confirmadas – o normal é até 10 segundos.

Por que o Pix caiu hoje?

Testamos fazer um Pix por volta das 13h (horário de Brasília) em diferentes apps de banco, mas nos deparamos com mensagens de erro. “Pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor”, avisava o Itaú; “algo deu errado”, diziam PicPay e Bradesco. Na Caixa, aparecia o seguinte: “sistema temporariamente indisponível”.

O Nubank informa que às 11:50 horas de hoje identificou oscilações na RTM (Rede de Telecomunicações para o Mercado Financeiro), o provedor de conexão com o Banco Central. Esse fato impediu temporariamente o acesso dos clientes a algumas funcionalidades, como pagamento de boletos e realização de transferências via TED e Pix.

O sistema já foi normalizado e a fila de transações está sendo processada. Como cerca de um quinto de todas as transferência de Pix passa pelo Nubank, há uma quantidade maior de transações a serem normalizadas.

Repetimos o teste às 14h45: Itaú, Caixa, BB, PicPay e Bradesco estavam funcionando normalmente; o Nubank ainda exibia a mensagem pedindo para fazer um TED (que também é gratuito).

Às 16h05, o Banco Central nos enviou o seguinte comunicado: “o Pix está funcionando normalmente; instituições podem pontualmente passar por intercorrências na operação, como acontece com outros sistemas e meios de pagamento”.

Problemas com Pix

Os clientes encontravam erros tanto ao usar uma chave Pix, como ao inserir manualmente os dados de agência e conta. Quando a transação era feita, podia surgir o aviso “transferência em processamento”, que às vezes dura mais de uma hora; o diferencial do Pix é justamente o processo ser quase que instantâneo.

“Estou com um Pix em processamento há 1h30, a pessoa não recebe e o valor foi debitado da minha conta”, reclama no Twitter uma cliente do Nubank. “Fiz um Pix da minha conta do PagSeguro pra minha conta do Nubank há uma hora e o dinheiro não entrou”, afirma outra.

Este problema está bem disseminado; algo parecido ocorreu com o Pix em sua estreia em novembro de 2020, quando bancos e fintechs ainda estavam se adaptando à plataforma.

Também há relatos esparsos de que o Registrato do BC não funciona: este serviço permite conferir contas e dívidas feitas no seu CPF e CNPJ.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES