Plano contra doenças negligenciadas é lançado no Piauí

O Piauí é pioneiro na elaboração do Plano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde realizou o Seminário de Apresentação do Plano Estadual de Enfrentamento das Doenças Negligenciadas do Piauí.

O Piauí é um dos estados do país com mais casos de tuberculose, hanseníase, doença de chagas, leishmaniose e geohelmintíase, doenças infecciosas tidas como negligenciadas. Para mudar esse cenário, o Governo do Estado mobilizou profissionais de Saúde a fim de traçar estratégias e planos de ações que iniciam ainda nesse mês de agosto com a capacitação dos profissionais de saúde dos municípios.

Esta é a primeira vez que o estado estrutura um plano de ação para tentar reverter os indicadores negativos para essas enfermidades, sendo também uma iniciativa pioneira no país. A iniciativa prevê, além da preparação dos municípios, investir forte em capacitação dos profissionais dos municípios e reestruturar as áreas técnicas da Secretaria.

“Com esse Seminário estamos complementando uma série de ações, reuniões e discussões que já havíamos feito,  buscando traçar estratégias e diversos meios de viabilizar a implantação dessas políticas de enfrentamento a essas doenças negligenciadas, com isso vamos melhorar as condições de vida da população que sofre dessas doenças negligenciadas no Estado. A Secretaria de Saúde sempre busca priorizar a população que mais necessita das ações do Governo", comentou o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

Recentemente, o Governo do Estado e o Banco Mundial firmaram convênio para intensificar e dar maior dimensão de ação contra essas doenças. O plano de enfrentamento está estruturado para trabalhar essas cinco doenças e tentar dar um novo cenário sanitário, melhorando as condições de vida das pessoas acometidas por elas. O representante do Banco Mundial, David Souza comenta que "o Banco Mundial tem o papel não só econômico, do financiamento, mas também do suporte técnico. O dia de hoje é muito importante, porque essa iniciativa do Piauí é inovadora, nós não vemos esse olhar específico para as doenças negligenciadas em muitos lugares do Brasil”.

O Seminário conta com palestrantes e representantes do Ministério da Saúde, Ministério Público, Universidade Estadual do Piauí, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Planejamento e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES