Plano de Ação 2007 irá priorizar escola e aluno

Plano de Ação 2007 irá priorizar escola e aluno

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O segundo dia do Encontro de Gestores, nessa ter?a-feira, 4, evento promovido pela Secretaria da Educa??o e Cultura (Seduc), trouxe como foco principal as discuss?es em torno do Plano de Desenvolvimento da Educa??o (PDE) e do Plano de A??o Articulada (PAR). O encontro, que est? sendo realizado no Hotel Cabana, conta com uma apresenta??o das diretrizes para o desenvolvimento do PDE, que prop?e melhorar os ?ndices da educa??o b?sica.

O PDE ? um m?todo de gerenciamento que visa a priorizar a aprendizagem do aluno, promovendo, em regime de parceria e responsabilidade social, a efic?cia, efici?ncia e eq?idade no ensino fundamental p?blico, nas regi?es Norte, Nordeste e Centro-Oeste, por meio de servi?os, produtos e assist?ncia t?cnico-financeira inovadores que enfocam o ensino-aprendizagem e as pr?ticas gerenciais das escolas e das secretarias da educa??o.

A supervisora do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educa??o (FNDE/Fundescola), Ivanilde Castro, explanou sobre o tema, frisando que esse plano ? um importante instrumento para eleva??o dos ?ndices da educa??o e que ? preciso conhec?-lo para desenvolver as estrat?gias propostas por ele. "Segundo os dados de 2005, o Piau? possui 424 escolas com baixos ?ndices de Desenvolvimento da Educa??o B?sica (Ideb), das quais 170 s?o da rede estadual. Um grande n?mero j? tem PDE, mas implantado somente a partir de 2006. Dessa forma, queremos sensibilizar as GREs (Ger?ncias Regionais de Educa??o) sobre a necessidade de elevar esses ?ndices atrav?s da implanta??o do PDE", argumentou.

Ivanilde Castro explicou como ocorrem as etapas do plano e as metodologias utilizadas, observando que o PDE passa por uma prepara??o, an?lise, vis?o estrat?gica seguida de uma implementa??o de um plano de suporte estrat?gico.

O secret?rio da Educa??o e Cultura, Ant?nio Jos? Medeiros, apresentou o Plano de A??o de 2007 da Seduc, destacando que o foco das a?es deve ser a escola e o aluno dentro da escola. Apresentou os principais eixos e os setores competentes dentro da Seduc para executar as a?es em cada um deles. "Vamos priorizar uma gest?o democr?tica da escola, a pr?tica pedag?gica de curr?culo contextualizado e a valoriza??o dos profissionais da educa??o", disse o secret?rio.

Ele apresentou o pr?ximo passo, que, segundo ele, ser? efetivado em 2008, consistindo na metodologia do PAR como instrumento de campo. Falou das diretrizes da pol?tica educacional no Piau?, enfatizando os principais desafios que a Seduc deve enfrentar ainda neste semestre e nos pr?ximos anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES