Plano de Imunização: “Vacina não é disputa política”, afirma W.Dias

O líder estadual reiterou que os governadores do país estão prontos para colaborar com a vacinação da população.

mn | mn
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governador Wellington Dias (PT) esteve presente durante o lançamento do Plano Nacional de Imunização, que ocorreu na manhã desta quarta-feira(16)  no Palácio do Planalto. Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o Ministério da Saúde já havia apresentado uma versão do material na semana passada.

Nas redes sociais, após a cerimônia, o governador do Piauí questionou alguns pontos do momento. Segundo ele, faltou o principal: a vacina. ““Ouvimos que o Governo Federal e o Congresso garantem 20 bilhões de reais para a compra das vacinas, que o Brasil tem um plano estratégico para a operação de vacinação. O que faltou? Vacina! Um cronograma que detalhe quanto temos de doses compradas, quando as doses serão entregues, quando a vacinação de fato começa”, escreveu. 

O documento apresentado pelo Governo Federal prevê a vacinação primeiro de grupos considerados prioritários, por estarem mais expostos ao coronavírus ou serem mais vulneráveis à doença. Segundo o governo, 51 milhões de pessoas serão vacinadas nessa etapa, o que vai exigir 108, 3 milhões de doses. Cada pessoa toma duas doses, e há uma perda de 5% de vacina decorrente dos processos de transporte e aplicação.

Ainda na publicação, o líder estadual reiterou que os governadores do país estão prontos para colaborar com a vacinação da população. “Vacina não é disputa política. Os governadores estão prontos para colaborar com toda a operação de vacinação. Temos um inimigo em comum, o coronavírus, que já tirou a vida de mais de 180 mil brasileiros. O momento é de união!”, finalizou.

Vacinação e o SUS

Em seu discurso, Pazuello afirmou que todas as vacinas produzidas no Brasil, sejam as produzidas pelo Insituto Butantan, pela Fiocruz, ou "por qualquer indústria, terão prioridade no Sistema Único de Saúde (SUS). "Isso está pacificado", disse o ministro.   Inicialmente, o plano leva em conta apenas a vacina desenvolvida em parceria da Universidade de Oxford com o laboratório AstraZeneca. O Brasil tem acordo para receber 100 milhões de doses dessa vacina até julho. No segundo semestre, a previsão é de que a Fiocruz, parceira de Oxford e da AstraZeneca, produza 160 milhões de doses.

Foto - Reprodução/ Youtube 

“A parte boa é que o Brasil agora tem um plano estratégico e que o ministro Paulo Guedes e o Congresso Nacional estão garantindo R$20 bilhões para a compra das vacinas necessárias para o país. No entanto, em resumo, faltam as vacinas. Falta o cronograma para saber quanto temos de vacina comprada e qual a garantia para a entrega a partir de janeiro. É a imunização que vai garantir que a gente saia dessa situação, ajude trabalhadores que estão perdendo seus empregos e seus negócios, é o que vai garantir que todas as áreas da economia sejam retomadas”, disse Wellington Dias.

Às 15h o governador se reúne com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na sede do Ministério da Saúde. “Vamos nos colocar à disposição para garantir cerca de 35 a 50 mil postos de vacinação, garantir vacina em todo o Brasil, mas agora precisamos ter o cronograma, pois é ele que vai nos permitir a etapa final. Precisamos da união de todos, pois temos um inimigo comum que já matou quase 200 mil pessoas no Brasil. Vacina não é uma luta política, mas uma luta para salvar vidas”, afirmou.

Foto - Reprodução/ Instagram



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES