Plantio recompõe cerca de 300 mudas do Bosque do Corso

As mudas foram queimadas em um incêndio há pouco mais de 1 mês.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Coordenação de Arborização da Prefeitura de Teresina comandou, durante a manhã desta quarta-feira (14), o replantio de mudas que foram queimadas em um incêndio ocorrido há pouco mais de um mês no Bosque do Corso, localizado na margem do rio Poti. O bosque foi plantado no início deste ano após a realização do Corso, como forma de compensação da emissão de gazes pelos caminhões que participaram da festa.

O incêndio destruiu parte do bosque e a Coordenadoria levou mudas produzidas nos viveiros públicos para serem plantadas no local. "Estamos fazendo a recomposição do bosque. Na semana passada, alunos de uma faculdade fizeram o plantio de 100 mudas e agora plantamos mais 210. Essas mudas passaram por um período de adaptação ao clima quente, ficaram ao sol por cerca de 15 dias para que não sentissem o impacto do clima seco quando fossem transferidas. Agora, vamos fazer uma hidratação contínua dessa área para que elas resistam ao calor e cresçam", explica Clóvis Júnior, coordenador de Arborização da cidade.

Foram utilizadas mudas nativas, típicas da mata ciliar do rio, como pau dágua, acácia azul, ingarana e mangueira. Todas essas mudas são cultivadas nos três viveiros mantidos pela Prefeitura de Teresina e que fornecem as plantas que arborizam os espaços públicos e que são distribuídas para entidades, empresas e para qualquer pessoa que desejar fazer o plantio em casa.

A Coordenadoria também está desenvolvendo o projeto de plantio de 30 mudas na Praça do 25º BC, em parceria com a Promotoria Ambiental do Ministério Público. Por conta da idade, muitas árvores morreram no local. Estão sendo feitos alguns reparos em calçadas e os locais dos replantios preparados para receberem as novas mudas. 

Também está sendo feito o trabalho de arborização da Praça do Parque Brasil I. A construção da praça está sendo finalizada, em fase de acabamentos, e as mudas estão sendo plantadas no local. A praça, que é composta de quadras esportivas, campo de futebol e espaço para caminhadas, receberá cerca de 200 árvores até o final do ano. 

Em um trabalho constante de plantio e distribuição, o órgão vem desenvolvendo o projeto Teresina + Verde, iniciado em abril de 2013. Desde então, Teresina já ganhou quase 195 mil plantas novas. A meta é alcançar as 300 mil em 2016 e, assim, daqui a alguns anos, diminuir em 1,3ºC a temperatura em nossa cidade. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES