PMPI realiza reunião sobre apoio às famílias venezuelanas em Teresina

O Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar, também esteve presente e ressaltou a disponibilidade da Instituição

PMPI realiza reunião sobre apoio às famílias venezuelanas em Teresina | PMPI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quinta-feira (17), ocorreu reunião para tratar sobre as ações conjuntas realizadas em amparo às famílias venezuelanas que se encontram morando em abrigos em Teresina. Representantes de diversos órgãos estiveram presentes no Quartel do Comando Geral com o intuito de avaliar o que foi feito até o momento.

“São ações desenvolvidas para os irmãos venezuelanos da etnia Warao, com órgãos parceiros do Estado e do Município, nos três abrigos: do Poty Velho, do Buenos Aires e da EMATER”, explicou o Coordenador Geral de Operações da PMPI, Coronel Rodrigues. 

Ações conjuntas realizadas em amparo às famílias venezuelanas - Foto: PMPI

De acordo com o Secretário de Segurança Pública, Rubens Pereira, nas primeiras reuniões feitas para abordar a atenção devida aos venezuelanos que aqui estão, inclusive com muitas crianças e em situação de vulnerabilidade, nasceram algumas atividades que estão sendo postas em prática, incluindo as de segurança pública. “Estamos aqui reunidos para discutir o que já fizemos nesse período, avaliar e programar outras atividades. Estamos atuando com a Patrulha Maria da Penha, o PROERD, e temos determinadas atividades que podem levar segurança e proteção a essas pessoas”, completou. 

Na ocasião, a Major Josilene, Coordenadora Estadual do PROERD-PI, apresentou a atuação da equipe junto às crianças e aos adolescentes dos grupos vindos do país vizinho e os resultados avaliados. Além disso, as Capitãs Leoneide e Solange, Comandante e Subcomandante da Patrulha Maria da Penha da PMPI respectivamente, expuseram o trabalho realizado junto às famílias nas visitas feitas pelo grupamento. 

O Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar, também esteve presente e ressaltou a disponibilidade da Instituição para trabalhar coordenadamente com demais órgãos nas mais diversificadas missões. “Chegar aos abrigos mostra o tamanho do esforço da Polícia Militar de colaborar com o social, o que é permanente. Às vezes, ao se pensar em Polícia, acha-se que é só viatura, arma, prender, conduzir, camburão, mas não. Há todo um trabalho preventivo, destacado por essas ações sociais”, enfatizou. 

Ações conjuntas realizadas em amparo às famílias venezuelanas - Foto: PMPI

Nessa oportunidade, a representante da Secretaria de Governo, Raimunda Núbia Silva, aproveitou para agradecer a Polícia Militar e os demais órgãos envolvidos na iniciativa de acolher essa população vulnerável. “Nós estamos saindo da reunião satisfeitos com as ações que foram propostas para serem desenvolvidas com nossos irmãos venezuelanos, sendo preventivas, educativas, que estão dando resultado e contribuindo com o bem-estar deles nos espaços dos abrigos aqui, em Teresina”, concluiu. 

Além disso, para a Larissa Rego, que estava acompanhada da Graceane Cruz, ambas representantes da Gerência de Proteção Especial, pertencente à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), “foi muito importante essa parceria que nós iniciamos com a Polícia Militar, por meio do Proerd e da Patrulha Maria da Penha, no sentido de fazer um trabalho socioeducativo  com as famílias venezuelanas que, hoje, estão em Teresina, promovendo a sua integração à comunidade e nos ajudando com a prevenção dos conflitos”. 

Ações conjuntas realizadas em amparo às famílias venezuelanas - Foto: PMPI

Também  esteve presente na reunião a Diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC ), Conceição Silva.

Com informações da Polícia Militar



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES