PMT e Sintetro entram em acordo para acabar com a greve de motoristas

O Sintetro confirmou que os ônibus vão circular normalmente nesta quarta

greve | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Teresina  e Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes (Sintetro) entraram em um acordo, na tarde de terça-feira (02), para encerrar a greve dos operadores do transporte público. A greve, que iniciou no dia 28 de outubro, deve ser oficialmente encerrada nesta quarta-feira (4). O Sintetro confirmou que os ônibus vão circular normalmente.

Com o objetivo de encerrar a greve no transporte público de Teresina, a Prefeitura está propondo garantir subsídio durante quatro meses para custear os tickets de alimentação e plano de saúde dos operadores do sistema na capital.

A proposta foi apresentada pelo prefeito Firmino Filho durante reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes (Sintetro) na tarde de terça-feira (03).

A proposta deverá ser analisada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região e pelo Ministério Público do Trabalho. A Strans e a Procuradoria Geral do Município (PGM) irão formatar os termos do acordo. Sobre o dissídio de natureza econômica, o juiz do Trabalho Convocado Carlos Wagner Nery Araújo Cruz deu decisão favorável ao Sintetro. O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) recorreu da decisão ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), que suspendeu a decisão do TRT. 

Diante disso, o caso retorna ao TRT para ser apreciado pelo pleno com os demais desembargadores. “Os recursos serão garantidos através do Fundo Municipal de Transportes (FUNTRAN). Entendemos a situação de crise que passam as empresas e os trabalhadores durante a pandemia”, ressaltou o prefeito Firmino Filho. 

O gestor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Weldon Bandeira, disse que a Prefeitura vem acompanhando todas as negociações e tentando auxiliar no que for necessário. A greve dos operadores do transporte público da capital foi deflagrada na última quartafeira (28). Enquanto durar o período grevista, a Strans garantirá a circulação de veículos alternativos para atender usuários do transporte público. Atualmente, estão cadastrados 87 ônibus e micro-ônibus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES