PMT estuda parceria com a Europa para desenvolvimento sustentável

Comitiva da União Européia esteve hoje em Teresina

Uma comitiva da União Européia visitou nesta terça (27) gestores da Prefeitura de Teresina. No encontro, foi discutida a possibilidade de uma parceria entre as duas instituições nas áreas de desenvolvimento sustentável e na aplicação da Agenda 2030, documento que apresenta diretrizes para o crescimento urbano, social e econômico da capital. 

A comitiva foi recebida pelo vice-prefeito da cidade, Luiz Júnior, e pelos secretários da Administração (Sema), José de Moura Santos, Finanças (Semf), Jalisson Hidd,  Comunicação, Fernando Said e Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aloísio Sampaio. Durante a reunião, foram apresentados todos os indicadores sociais e econômicos da cidade e o perfil de planejamento da gestão. 

Vice-prefeito esteve reunido com representantes da União Europeia (Crédito: Reprodução )
Vice-prefeito esteve reunido com representantes da União Europeia (Crédito: Romulo Piauilino )

A chefe da delegação adjunta,  Ministra Claudia Gintersdorfer, destacou os principais interesses da delegação em Teresina.

“Queremos apoiar a agenda 2030, em nível local e federal. Estamos apoiando várias cidades no Brasil que querem se tornar cidades inteligentes”, disse, ressaltando que a União Européia tem uma cooperação estreita com o Brasil na área da tecnologia da informação. 

Para o secretário de Comunicação, Fernando Said, a parceria com a União Européia seria uma grande oportunidade de aprendizado e uma possibilidade maior de realização de melhorias em Teresina.

“Seria muito interessante essa relação direta para que nós possamos aprender mais e construir um futuro melhor”, pontuou Fernando, lembrando que é também de extremo interesse da cidade trabalhar nas áreas de energia limpa e no projeto Cidade Inteligente. 

O vice-prefeito Luiz Júnior encerrou o encontro afirmando que todos os detalhes do encontro serão repassados ao prefeito Firmino Filho. A proposta é que, em seguida, seja oficializado o termo de cooperação entre as instituições.

Fonte: Portal Meio Norte