PMT flagra mais um caso de incineração de lixo e alerta para riscos

Desta vez, trata-se de um ponto localizado ao lado do Ponto de Recolhimento de Resíduos da Ponte Estaiada (PRR-28), na zona leste de Teresina

SEMDUH flagra mais um caso de incineração de lixo e alerta para riscos | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) flagrou mais um caso de incineração de lixo – uma tentativa que tem sido frequente entre os munícipes para evitar a fiscalização do Programa Lixo Zero.

Desta vez, trata-se de um ponto localizado ao lado do Ponto de Recolhimento de Resíduos da Ponte Estaiada (PRR-28), na zona leste de Teresina.

“Esse contentor foi instalado neste local justamente para facilitar a vida da população, apesar de termos outros dois bem próximos, um na proximidade da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e outro no Eurobusiness. Mas ainda assim, a população está insistindo no descarte irregular. Já fizemos vários flagrantes na área”, conta Juliano Pacheco, do Lixo Zero.

SEMDUH flagra mais um caso de incineração de lixo e alerta para riscos - Foto: Ascom

Entre os problemas mais comuns do local estão: o descarte de materiais indevidos, como papéis e plásticos; o descarte de material de construção em volumes exorbitantes, a incineração do lixo e o despejo do material ao lado do contetor e não dentro, como deve ser.

“Já flagramos, inclusive, empresas descartando documentos lá e outras jogando várias carradas de material de construção. A incineração tem acontecido de forma corriqueira, para tentar evitar a fiscalização do Lixo Zero e para reduzir o volume do lixo. Temos até perdido alguns contentores por causa disso. Precisamos alertar que essa prática pode causar um grave problema à população tanto pelo risco de incêndio quanto pela geração de fumaça”, enfatiza Juliano.

O secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira, acrescenta que nos PRRs somente é permitido descartar podas de árvores, capina e varrição, resíduos de construção civil ou demolição e móveis usados. E todo o material não pode passar do volume de uma carroceria pequena.

SEMDUH flagra mais um caso de incineração de lixo e alerta para riscos - Foto: Ascom

“Não é permitido colocar nos PRRs animais mortos, lixo doméstico, lixo hospitalar, pneus usados, lixo industrial, pilhas, baterias, lâmpadas e eletrônicos. Temos outras formas específicas para o recolhimento desses materiais. Lá mesmo na Ponte Estaiada, em frente a esse PRR, existe um Posto de Entrega Voluntária (PEV), onde a população deve deixar os recicláveis, mas ainda assim, o descarte irregular continua ocorrendo”, pontua o gestor da SEMDUH.

Edmilson reforça que o descarte incorreto, mesmo no PRR, gera multa que pode ultrapassar R$ 4.300.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES