PMT flagra morador jogando lixo em rua que havia sido limpa no dia anterior

O caso foi registrado em foto por um popular, que enviou a imagem para o whatsapp do Programa Lixo Zero

PMT flagra morador jogando lixo em rua que havia sido limpa no dia anterior | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após denúncia da população, fiscais do Programa Lixo Zero flagraram, na tarde desta quarta-feira (26), um novo descarte irregular de lixo na rua Oscar Clarck, bairro Buenos Aires, zona Norte de Teresina. O local havia sido limpo há menos de 24 horas pela Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Norte.

“Nessa rua, havia um Ponto de Recolhimento de Resíduos (PRR), mas a própria população pediu a retirada do container, alegando mau cheiro. Um dos moradores chegou a ameaçar atirar nas equipes de limpeza. Então, decidimos retirar o PRR do local. No entanto, a situação piorou porque as pessoas não deixaram de jogar lixo na rua”, explica o coordenador de Limpeza Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Fabrício Amaral.

Após denúncia da população, fiscais do Programa Lixo Zero flagraram novo descarte irregular de lixo - Foto: PMT

Na segunda-feira (24), a concentração de lixo estava prejudicando até o tráfego de veículos na rua Oscar Clarck.

“Menos de um dia depois, uma caminhonete branca foi flagrada descartando uma grande quantidade de lixo na rua. Isso é inadmissível. Essa pessoa vai ser multada e não é uma multa leve. Precisamos que a população respeite os espaços públicos, que faça sua parte. Não adianta a Prefeitura limpar todo dia um local, se no mesmo dia ou no dia seguinte, já está tudo sujo novamente”, lamenta o secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira.

Após denúncia da população, fiscais do Programa Lixo Zero flagraram novo descarte irregular de lixo - Foto: PMT

Como denunciar

O caso foi registrado em foto por um popular, que enviou a imagem para o whatsapp do Programa Lixo Zero.

O número é 86 9.9402-3074. Todas as denúncias são anônimas. Além de fotos, a população pode enviar vídeos e informações sobre os descartes irregulares, para ajudar as equipes do Lixo Zero a identificar os infratores e aplicar as penalidades previstas em lei.

Ponto de Recolhimento de Resíduos (PRR)

Os PRRs são containers espalhados pela maioria dos bairros da cidade para que a população descarte podas de árvores, móveis usados e resto de material de construção ou reforma (até um metro cúbico por pessoa, o que equivale a uma carroceria pequena).

Atualmente, a Prefeitura de Teresina disponibiliza 56 PRRs, mas enfrenta problemas quanto ao uso indevido dos containers. “Muitas vezes, a pessoa coloca o lixo do lado do PRR, ao invés de colocar dentro. Também é comum jogarem lixo doméstico e animais mortos, o que não é permitido. Ao lado de cada container tem uma placa explicando as regras, mas as pessoas teimam em não obedecer”, cita o secretário.

Veja abaixo a lista de locais onde há PRRs:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES