PMT garante tíquetes e plano de saúde dos trabalhadores do transporte

Com a deliberação, a expectativa é que motoristas e cobradores suspendam a paralisação. No entanto, a categoria garante que o movimento continuará.

mn | mn
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizado às 14h55

Após a reunião com o diretor do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Setut), Edmilson Carvalho e funcionários do transporte coletivo da capital, a Prefeitura de Teresina decidiu no fim da manhã desta segunda-feira (25), assumir o pagamento do tíquete refeição e do plano de saúde para os operadores do sistema coletivo de transporte. A gestão deve repassar o valor ainda hoje. 

Com a deliberação, a expectativa é que motoristas e cobradores suspendam a paralisação das suas atividades e os ônibus voltem a circular na cidade. No entanto, a categoria informou ao Meionorte.com que o movimento continuará. "Continua até que decisões, concretas, diretas e certas venham até nós. Até agora ainda não veio, só promessas por cima de promessas. E com promessas não dá pra fechar", disse Cândido Pessoa, um dos trabalhadores envolvidos na reinvidicação. 

De acordo com o secretário de Finanças, Robert Rios, o prefeito Dr. Pessoa determinou que seja repassado mensalmente R$ 600 mil para que possa ser distribuído o tíquete. “O governo Bolsonaro vinha repassando uma ajuda para os trabalhadores do transporte coletivo e a última ajuda no mês de novembro foi interrompida. Agora a prefeitura resolveu assumir isso. O Dr. Pessoa determinou que seja repassado mensalmente R$ 600 mil para que possa ser distribuído tíquete refeição para os operadores do sistema coletivo de transporte de Teresina”, disse. 

Foto - Divulgação/ Semcom

A reunião também teve como pauta os problemas dos terminais de integração de Teresina. A gestão decidiu criar uma comissão para avaliar de perto o sistema e apontar as devidas soluções. “O Prefeito resolveu pagar o tíquete alimentação dos servidores para que eles possam retornar ao trabalho. Existe o interesse da parte deles  em relação ao dissídio coletivo, mas isso eles vão procurar a assessoria jurídica deles para que se resolva. Nós vamos trabalhar em cima dos problemas do Inthegra. Nós temos essa responsabilidade, junto a outros  representantes do poder municipal, para apresentar soluções o quanto antes para a sociedade”, informou Cláudio Pessoa, Superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS).

Foto - Divulgação/ Semcom

Na reunião, o prefeito apontou para os empresários algumas das principais demandas da população, como o atraso das linhas, longo tempo de espera nos pontos de ônibus, extinção de linhas e circulação dos chamados “corujões”, que circulam em horários alternativos no período noturno. Além disso, Doutor Pessoa reforçou ao SETUT a necessidade de mudanças e melhorias no serviço de transporte público oferecido atualmente aos teresinenses. 

Nesta segunda-feira, 25 de janeiro, motoristas e cobradores de ônibus de Teresina resolveram paralisar as suas atividades. A categoria alega que não está ocorrendo o pagamento do plano de saúde e do ticket alimentação. Há menos de 15 dias houve uma paralisação na capital piauiense. A greve não é liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), e sim foi mobilizada pelos próprios trabalhadores afim de obter os seus direitos.

Foto - Divulgação/ Semcom

“Se isso não evoluir, no prazo de 30 dias, começaremos a montar o sistema de transporte coletivo. Não será de forma açodada. Veremos a parte jurídica para caminhar dentro da legalidade. Tomarei uma decisão, não vou deixar a sociedade de Teresina clamada e abandonada”, enfatiza Doutor Pessoa.

De acordo com informações da categoria, alguns funcionários estão passando por dificuldades financeiras na alimentação já que não está ocorrendo o pagamento do ticket. Em vídeo divulgado nas redes sociais, os motoristas declaram que a paralisação é geral, com 100% dos ônibus de Teresina e se deu após a retirada da única forma que se tinha de "colocar o pão de cada dia na mesa".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES