PMT inaugura reforma do prédio do CMAM e Ambulatório Provida

Ao todo, foram investidos cerca de R$ 130 mil em melhorias da estrutura da unidade, localizada na rua Álvaro Mendes, no Centro da cidade

PMT inaugura reforma do prédio do CMAM e Ambulatório Provida | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina inaugurou, na manhã desta terça-feira (13), a reforma do novo prédio do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM). Ao todo, foram investidos cerca de R$ 130 mil em melhorias da estrutura da unidade, localizada na rua Álvaro Mendes, no Centro da cidade. 

O prédio ganhou uma nova pintura externa e interna, adequação das salas de atendimento e consultórios com divisórias, instalações elétricas, manutenção nas esquadrias (pintura das janelas e portas), reparo no telhado, forro, manutenção nos banheiros e revisão e reparo nas instalações hidráulicas.

PMT inaugura reforma do prédio do CMAM e Ambulatório Provida - Foto: Dantercio Cardoso

Por meio de uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Secretaria Municipal de Educação (Semec), o CMAM atende crianças e adolescentes na faixa etária de cinco a 16 anos de idade, com transtornos e/ou dificuldades de aprendizagem em sala de aula. 

“Desenvolvemos essa parceria visando aumentar a capacidade de atendimento da Semec com as crianças que têm algum nível de necessidade corrente em sala de aula. Damos um apoio psicológico e atendimento médico para aqueles casos que requerem uma atenção maior”, explicou o secretário Nouga Cardoso. 

No local, a população tem acesso a diversos serviços públicos como atendimentos médicos de neuropediatria ou psiquiatria, além de atendimento terapêutico com psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

PMT inaugura reforma do prédio do CMAM e Ambulatório Provida - Foto: Dantercio Cardoso

“Aqui as famílias contam com um serviço completo, de forma 100% gratuita. Para ter acesso, o caso deve ser comunicado à escola, que preenche um instrumental e nos encaminha informando a principal dificuldade  que a criança vem apresentando na escola”, explica Daniela Escórcio, diretora do CMAM.

De 2017 a 2021, o CMAM já atendeu mais de 10 mil alunos oriundos de mais de 250 escolas públicas da rede municipal, como o filho de Antônia Cândido. “Quando ele saiu da creche foi encaminhado para cá pelo colégio. Já tem mais ou menos dois anos e ele já melhorou muito”, afirmou a dona de casa.  

 Provida

No novo espaço também funciona o Ambulatório Provida, que atende pessoas com ideação suicida. As pessoas podem buscar atendimento de forma espontânea com psiquiatra e psicólogo como forma de intervir emergencialmente, a curto prazo, a ideação suicida.

PMT inaugura reforma do prédio do CMAM e Ambulatório Provida - Foto: Dantercio Cardoso

"Sabemos que Teresina, infelizmente, alcança estatísticas tristes no comportamento suicida e no suicidio consumado, então esse serviço serve justamente para tentarmos reduzirmos essas taxas no nosso município, pensando sempre na perspectiva da prevenção", Larissa Carvalho, gerente de saúde mental da FMS.

No mesmo prédio reformado funciona também o Centro de Valorização da Vida (CVV) que, por meio do fone 188, atende 24 horas todos os dias, com apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar

“Tivemos, neste período de pós-covid, muitas pessoas com alterações psiquiátricas e neurológicas. Então estamos com esse prédio novo, bem localizado e de fácil acesso, completamente adequado para melhorar a vida das pessoas que já tem suas dificuldades no dia a dia”, finalizou Gilberto Albuquerque, presidente da FMS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES