PMT lança chamada para desenvolvimento de soluções no transporte

O objetivo é ter a participação pública, de outras empresas e órgãos para desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para transporte público na cidade.

ery | er
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria de Planejamento e Coordenação (Semplan), em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), por meio do programa EuroClima+, lançou nesta segunda-feira (8), site e etapa de inovação aberta para o projeto Observatório do Transporte. O objetivo é ter a participação pública, de outras empresas e órgãos para desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para transporte público na cidade.

O site https://observatoriodotransporteteresina.org/, tem como objetivo contribuir com a melhoria da qualidade do transporte de Teresina, estimulando a participação da sociedade no desenvolvimento de propostas de soluções digitais inovadoras através da transparência e compartilhamento das informações de sistemas. Podem participar: Estudantes, professores e/ou pesquisadores; empreendedores e empresários do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), sobretudo Startups; Comunicadores de T.I, inovação e empreendedorismo; Profissionais da Área de T.I, design, engenharia, arquitetura e demais profissões que atuem em áreas similares.

LEIA MAIS:  Pessoa diz que grupo que perdeu eleições interfere em problemas de THE

Foto - Rômulo Piauilino/Semcom

O lançamento ocorreu com a presença do Prefeito Dr. Pessoa, do vice-prefeito Robert Rios, do Secretário de Planejamento João Henrique Sousa, do secretário de Governo Adolfo Nunes, e do diretor regional Brasil Cone Sul da Agência Francesa de Desenvolvimento, Phillippe Orlliange. O projeto coordenado pela Agenda Teresina 2030, órgão da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), tem como um dos parceiros a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), além do consórcio Systra/Unifor e a Despacio, que também estiveram presentes.

Para o prefeito Dr. Pessoa, é um oportuno momento para buscar soluções para o transporte público. “Todos sabem que estamos aflitos com o que vem ocorrendo na nossa cidade e todos compreendem que precisamos olhar com muita atenção e carinho para o transporte da nossa cidade. Precisamos nos unir e discutir soluções que venham somar com a gestão e a mudança que buscamos em Teresina”, explica.

“Fico muito feliz com esse momento, em que o prefeito Dr. Pessoa decide seguir com projetos que beneficiam a população e trazem em sua essência aquilo que consta no seu plano de governo. Esse é um programa que possui recursos da União Europeia e é reconhecido internacionalmente. É um momento de alegria receber essa comitiva e lançar mais uma etapa do projeto Observatório do Transporte”, explica o secretário de Planejamento, João Henrique Sousa.

A Agenda Teresina 2030 coordena o projeto e trabalha em colaboração com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS), devido a sua importância na busca por uma cidade mais resiliente e participativa. A Prefeitura de Teresina foi vencedora de um concurso da União Europeia, no contexto do Programa EUROCLIMA+ no componente mobilidade sustentável, para a implementação de um projeto piloto, utilizando a tecnologia Blockchain/Inovação aberta que busca desenvolver soluções para melhorar a gestão do transporte público na cidade.

Foto - Rômulo Piauilini / Semcom

“Esse momento é muito importante para o projeto, pois receber a Agência Francesa de Desenvolvimento e o Cônsul Geral de França para o Nordeste é a consolidação dos próximos passos. É um trabalho que tem financiamento gerado pela União Europeia e o financiador é a Agência Francesa de Desenvolvimento e tê-los aqui é gratificante. Hoje fizemos o lançamento do site do projeto e iniciamos o convite para que a população se inscreva nos próximos dias. Além disso, outras instituições e órgãos podem participar dessa discussão para que, a partir do diagnóstico já levantado, possamos construir soluções e desenvolver ideias que tragam melhorias para o transporte público municipal”, explica Cíntia Bartz, coordenadora da Agenda Teresina 2030, departamento da Secretaria de Planejamento do município.

O projeto conta com 500 mil euros de recursos da União Europeia a fundo perdido e está sendo implementado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Francesa (AFD). O Projeto “Observatório do Transporte” está sendo desenvolvido pelo consórcio entre a empresa SYSTRA, em parceria com a UNIFOR, desde o final de 2019.

Fonte: Semcom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES