PMT regulamenta Tempo Integral de professores e melhora salários

O ato de assinatura do decreto ocorre, nesta quarta-feira (22), às 8h30, no auditório do Centro de Formação Odilon Nunes, na zona Norte da capital.

Nouga Cardoso e Dr. Pessoa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A concessão do Tempo Integral Definitivo (TID) da jornada de trabalho dos professores da Rede Municipal de Ensino será regulamentada por meio de decreto, pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec). O ato de assinatura do decreto ocorre, nesta quarta-feira (22), às 8h30, no auditório do Centro de Formação Odilon Nunes, localizado na zona Norte da capital.

Para Dr. Pessoa, esta é a tônica desta gestão valorizar o servidor público, principalmente os professores. 

“É o que nós estamos fazendo desde que assumimos o mandato, valorizando o servidor. Já fizemos progressões e agora reconhecemos mais direitos dos professores da rede municipal. Estamos atentos a tudo que venha a contribuir para que os servidores sejam cada vez mais bem atendidos pela Prefeitura de Teresina”, disse o prefeito.

Nouga Cardoso e Dr. Pessoa |FOTO: Divulgação

Segundo o assessor jurídico da Semec, Antônio Menezes, a minuta do decreto foi encaminhada pelo secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, para a Prefeitura de Teresina e define critérios objetivos para a concessão do TID.

"O documento estabelece alguns requisitos para que o professor pleiteie a mudança da jornada de trabalho, de 20 horas para 40 horas semanas, como por exemplo, ter cumprido Tempo Integral Provisório (TIP) por um período de 24 meses seguidos ou 36 meses intercalados”, explica. 

O decreto de concessão da TID regulamenta a Lei nº 2.972, de 17 de janeiro de 2001 (Estatuto e o Plano de Cargos e Salários do Magistério Público da Rede de Ensino do Município de Teresina) que até então disciplina o assunto. Hoje, os professores renovam anualmente o Tempo Integral Provisório da jornada de trabalho dos professores.

“Para nós, professores, é um símbolo de reconhecimento, estamos felizes e agraciados com a atual administração municipal que, enfim, percebeu que estava cometendo uma injustiça com a classe. Isso é um marco da gestão do Dr. Pessoa e do professor Nouga, que reconheceram a legitimidade do nosso pedido”, diz Jucival Sousa, presidente da comissão que representa os professores que pleiteiam a concessão do TID.

O secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, afirma que a "assinatura desse decreto faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura de Teresina para a valorização do professor que atua nas escolas municipais. Serão beneficiados em torno de 190 docentes que hoje exercem a TIP e passam a ter direitos assegurados”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES