PMT vai investir quase R$ 40 mi para revitalizar margens dos rios

O projeto inclui, desde a revitalização de todo o Cais do Parnaíba e a recuperação da mata ciliar, até a requalificação de ruas próximas.

Doutor Pessoa em reunião | Foto: Rômulo Piauilino (Semcom)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante reunião com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, a secretária municipal do Meio Ambiente, Elisabeth Sá, apresentou um dos principais projetos da pasta para a cidade: o VIDA RIOS.

Serão quase 40 milhões em investimentos que vão revitalizar e transformar as margens do rios Parnaíba e Poti na capital.

“Fico muito feliz em ver um projeto tão abrangente e completo como o Vida Rios. O objetivo da gestão municipal é cuidar da nossa gente. Os rios fazem parte da nossa história e agora serão ainda mais importantes para Teresina”, disse o prefeito Dr. Pessoa.

O projeto, que foi elaborado por arquitetos, técnicos e especialistas da Prefeitura de Teresina, através das Secretarias do Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Habitação com apoio da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro, vai valorizar os rios de Teresina e reinventar a relação do Poti e do Parnaíba com a população local.

“O VIDA RIOS será um marco para a gestão municipal de Teresina. Vamos transformar aquela área e queremos entregar em agosto, no aniversário da cidade, como presente a nossa população. O VIDA RIOS vai atravessar gerações”, revelou Elisabeth Sá, secretária do Meio Ambiente.

Doutor Pessoa em reunião na Prefeitura de Teresina - Foto: Rômulo Piauilino (Semcom) 

Projeto Vida Rios vai transformar área

O projeto inclui, desde a revitalização de todo o Cais do Parnaíba e a recuperação da mata ciliar, até a requalificação de ruas próximas. Ações como a construção de restaurantes flutuantes e pedalinhos também estão sendo pensadas para atrair os teresinenses.

“Estamos pensando em um projeto completo, que trará opções de lazer para os moradores, estacionamentos e restaurantes, e vamos tornar o Centro da cidade mais agradável para todos”, declara o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira.

O projeto será implantado em 3 etapas e a primeira já será contemplada através do Programa Ação Centro para englobar o tradicional cais do Rio Parnaíba e a origem da cidade. O Cais do Parnaíba será construído em dois trechos e vai da Ponte Metálica até a Praça Da Costa e Silva.

Secretário João Henrique em reunião - Foto: Rômulo Piauilino (Semcom) 

Recursos já garantidos viabilizam projeto

O superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, garantiu também que já está em tratativas para obter mais recursos para implementar ações do Vida Rios.

“Estamos trabalhando para fazer acontecer e transformar o projeto em realidade. Já conseguimos através do senador Marcelo Castro recursos para a primeira etapa e vamos agora avançar para conseguir todo o orçamento para o Vida Rios”, revelou Roncalli Filho, superintendente da SAAD Centro.

“O nosso principal objetivo é devolver vida ao Centro, aproximar a população dos rios, mas também realizar feiras na Praça Da Costa e Silva, exposições, enfim, trazer atrativos para que as pessoas redescubram o centro. É algo que terá a cara da gestão do nosso prefeito, um olhar social e a valorização do meio ambiente, dos rios. Enfim, trará um impacto positivo para essa área da cidade”, completou o secretário de Planejamento, João Henrique Sousa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES