Polícia apreende menor que planejava “matar quem estivesse na frente”

Na casa dele foram encontradas uma capa, uma máscara, desenhos, um coturno, um arco e flechas. A polícia encontrou, também, uma arma de fogo e munições, do pai do garoto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil apreendeu um jovem de 17 anos que preparava atos de terrorismo em uma escola no município de Pontalina, a 146 km da capital. O pedido de internação já havia sido feito pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) e foi acatado pela Justiça.

O jovem foi apreendido dentro de casa. No local foram encontradas uma capa, uma máscara, desenhos, um coturno, um arco e flechas. A polícia encontrou, também, uma arma de fogo e munições. Elas pertenciam ao pai do garoto, que também foi autuado em flagrante.

No pedido feito à Justiça, o MP-GO afirmou que, entre agosto de 2018 e março deste ano, o jovem fez várias publicações em redes sociais com conteúdos de apologia a atos de terrorismo. Foram citados os atentados de Columbine, que aconteceu nos EUA em 1999, o massacre de Christchurch – ocorrido no dia 15 deste mês na Nova Zelândia – e o atentado na Escola Raul Brasil – ocorrido em Suzano (SP).

O adolescente responderá a um auto de investigação de ato infracional por apologia a crime e atos preparatórios de terrorismo. Ele está detido provisoriamente na Delegacia de Apuração a Atos Infracionais de Caldas Novas.

“Matar quem estivesse na frente”

Guilherme de Oliveira, promotor de justiça responsável pelo pedido, afirmou que o rapaz planejava entrar na escola “matando quem estivesse pela frente”. “Os atos preparatórios possuem nítida correlação com atos de terrorismo, como premeditação das condutas, motivação religiosa e ataque a pessoas indefesas com nítido intuito de causar terror”, disse o promotor.

Danila Cláudia Le Sueur Ramaldes, juíza que emitiu o pedido, disse que a apreensão do menor era necessária. “O adolescente pode colocar em prática o plano de entrar atirando na escola onde estuda, com o objetivo de matar pessoas aleatoriamente”.

Nos autos, a juíza disse também determinou a requisição de vaga de internação na Secretaria da Cidadania com urgência. “Caso a vaga não seja concedida e o estudante saia da esfera dos atos preparatórios de terrorismo e passe a execução com um número indeterminado de mortes de adolescentes, estudantes e funcionários da escola”, concluiu Danila.

Sem remorso

Durante a oitiva, o jovem confessou os planos. Ele chegou a convidar outra pessoa para realizar o atentado. E disse, também, que sofreu bullying e que livraria as pessoas que vivem “num inferno” matando-as. Ele afirmou que o massacre de Christchurch era o tipo ideal de atentado por causa do grande número de vítimas. Foi confirmado, ainda, que ele usaria a capa preta e a bota apreendidas.

O rapaz ressaltou, também, que planejava realizar o massacre antes do carnaval. O crime só não aconteceu, segundo ele, porque era necessária uma arma de repetição e arma apreendida na casa, de propriedade do pai dele, não seria suficiente para atingir o objetivo.

O adolescente disse que cometeria suicídio logo após a execução do crime e afirmou que não tinha receio de reprovação social. Ele “não sentiria remorso pelas mortes, pois também já estaria morto”, disse a polícia em nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES