mais

Polícia e manifestantes contra racismo entram em confronto em Paris

Milhares de pessoas se reuniram em homenagem a George Floyd e Adama Traoré, jovem que morreu sob custódia da polícia francesa em 2016. Segundo irmã de Traoré, suas últimas palavras foram as mesmas de Floyd: "não consigo respirar".

A polícia lançou gás lacrimogênio contra milhares de manifestantes em Paris, que protestavam contra o racismo policial nesta terça-feira (2), citando o norte-americano George Floyd e o jovem francês Adama Traoré, que morreu enquanto estava sob custódia policial em 2016.

Segundo a BMFTV, mais de 19 mil pessoas participaram do ato. Os participantes do protesto responderam ateando fogo em objetos e lançando pedras contra os policiais. Antes, eles marcharam pacificamente por cerca de duas horas.

A manifestação havia sido proibida, por causa das leis restringindo as reuniões com mais de dez pessoas na França, devido à pandemia de coronavírus. Distúrbios também foram registrados na cidade de Marselha, segundo a agência Associated Press.

Polícia e manifestantes contra racismo entram em confronto em Paris - Imagem 1

Adama Traoré

Adama Traoré, de 24 anos, tinha origem no Mali. Assim como no caso de Floyd, ele morreu enquanto estava sob custódia policial e, segundo sua irmã, Assa, foi sufocado.

Na semana passada, legistas afirmaram que ele morreu devido a um problema cardíaco, após uma série de avaliações médicas conflitantes nos últimos anos. A polícia francesa alega que ele morreu por um ataque cardíaco causado por uma condição médica pré-existente.

Sua família, porém, diz que el emorreu de asfixia, provocada pelas técnicas de imobilização usadas pelos policiais. Segundo Assa, as últimas palavras de seu irmão foram as mesmas de George Floyd: “não consigo respirar”.

Polícia e manifestantes contra racismo entram em confronto em Paris - Imagem 2

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail