Polícia e manifestantes contra racismo entram em confronto em Paris

Milhares de pessoas se reuniram em homenagem a George Floyd e Adama Traoré, jovem que morreu sob custódia da polícia francesa em 2016. Segundo irmã de Traoré, suas últimas palavras foram as mesmas de Floyd: 'não consigo respirar'.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A polícia lançou gás lacrimogênio contra milhares de manifestantes em Paris, que protestavam contra o racismo policial nesta terça-feira (2), citando o norte-americano George Floyd e o jovem francês Adama Traoré, que morreu enquanto estava sob custódia policial em 2016.

Segundo a BMFTV, mais de 19 mil pessoas participaram do ato. Os participantes do protesto responderam ateando fogo em objetos e lançando pedras contra os policiais. Antes, eles marcharam pacificamente por cerca de duas horas.

A manifestação havia sido proibida, por causa das leis restringindo as reuniões com mais de dez pessoas na França, devido à pandemia de coronavírus. Distúrbios também foram registrados na cidade de Marselha, segundo a agência Associated Press.

Adama Traoré

Adama Traoré, de 24 anos, tinha origem no Mali. Assim como no caso de Floyd, ele morreu enquanto estava sob custódia policial e, segundo sua irmã, Assa, foi sufocado.

Na semana passada, legistas afirmaram que ele morreu devido a um problema cardíaco, após uma série de avaliações médicas conflitantes nos últimos anos. A polícia francesa alega que ele morreu por um ataque cardíaco causado por uma condição médica pré-existente.

Sua família, porém, diz que el emorreu de asfixia, provocada pelas técnicas de imobilização usadas pelos policiais. Segundo Assa, as últimas palavras de seu irmão foram as mesmas de George Floyd: “não consigo respirar”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES