Polícia não tem confirmação da identidade dos 39 corpos em caminhão

Autoridades britânicas acreditavam que vítimas eram chinesas, mas suspeita agora é de que havia vietnamitas entre elas. Passaportes eram falsos, segundo agência.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A polícia britânica informou neste sábado (26) que ainda não tem a confirmação da identidade dos 39 mortos encontrados dentro de um caminhão em Essex, na Inglaterra, nesta semana. Inicialmente, a corporação acreditava que todos eram chineses, mas agora, há suspeita de que ao menos parte deles eram vietnamitas.

Durante uma coletiva para a imprensa, a polícia disse que ainda ainda levará um tempo até a descoberta da real identidade das vítimas. De acordo com a agência AFP, existe a suspeita de que os mortos tinham passaportes chineses falsificados, dificultando o processo de reconhecimento.

Ainda segundo a agência, ao menos duas famílias vietnamitas temem que seus filhos estejam entre as vítimas.

Vietnamitas entre as vítimas

Também neste sábado, o primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Xuan Phuc, ordenou que as autoridades locais determinem se os cidadãos vietnamitas realmente estão entre as 39 pessoas encontradas no caminhão.

Segundo a agência Reuters, o primeiro-ministro disse que “quaisquer violações serão estritamente tratadas". O Ministério das Relações Exteriores do Vietnã comunicou que havia instruído sua embaixada de Londres a ajudar a polícia britânica na identificação de vítimas.

Rota do caminhão

Os corpos dentro do caminhão foram encontrados na madrugada de quarta-feira, em uma zona industrial da cidade de Grays. A polícia britânica foi alertada pelo serviço de emergência sobre os cadáveres e agora investiga a rota que o caminhão percorreu até lá.

O que se sabe até agora é que:

  • O carroceria do caminhão chegou aproximadamente às 23h30 de segunda-feira (horário local) a Purfleet, porto do Tâmisa, procedente de Zeebrugge, Bélgica.
  • A cabine partiu de Dublin, na Irlanda, e entrou no Reino Unido pela cidade portuária de Holyhead, no País de Gales, no domingo (20).

As autoridades búlgaras também confirmaram o emplacamento do veículo na Bulgária em 2017, mas afirmaram que o veículo não retornou ao país desde então. "Não há conexão, apenas com as placas", declarou o primeiro-ministro búlgaro, Boyko Borissov.

A polícia também busca esclarecer onde as vítimas entraram no caminhão.

Mapas mostram pontos pelos quais o caminhão passou — Foto: Juliane Monteiro/G1

Outros casos

Ainda quarta-feira, a polícia de Kent também anunciou que localizou e transferiu para as autoridades de imigração nove pessoas encontradas vivas em um caminhão em uma rodovia ao sudeste de Londres.

Em junho de 2000, 58 imigrantes chineses foram encontrados sufocados em um caminhão em Dover. Entre eles, foram encontrados dois sobreviventes, de acordo com a BBC. Um motorista holandês foi preso no ano seguinte por homicídio culposo.

Em agosto de 2015, no auge da crise migratória, um caminhão frigorífico com 71 corpos de imigrantes foi encontrado abandonado no leste da Áustria. O veículo havia deixado a Hungria, que era rota dos dezenas de milhares de refugiados que fugiam do Oriente Médio e na África.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES